Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Estados Unidos dizem a Lula que resultado da eleição será reconhecido rapidamente

Compartilhe esta notícia:

Ação seria uma tentativa de desencorajar questionamentos dos resultados que possam levar a uma crise institucional ou a caos no país

Foto: Roberto Jayme/TSE
Ação seria uma tentativa de desencorajar questionamentos dos resultados que possam levar a uma crise institucional ou a caos no país. (Foto: Roberto Jayme/TSE)

Diplomatas norte-americanos informaram ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que os Estados Unidos pretendem reconhecer rapidamente o vencedor das eleições brasileiras, em uma tentativa de desencorajar questionamentos dos resultados que possam levar a uma crise institucional ou a caos no país, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.

Na última quarta-feira, durante a reunião em São Paulo entre Lula, que lidera a corrida eleitoral para voltar à presidência, e Douglas Koneff, o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, o tema foi um dos assuntos centrais.

Contestação da eleição

O ex-presidente, de acordo com uma das fontes, comentou que o reconhecimento do resultado seria um movimento importante para tentar minimizar o ímpeto de contestar a eleição do presidente Jair Bolsonaro, que tem insistido, sem provas, que o sistema de votação eletrônico é passível de fraude.

Lula ouviu do diplomata norte-americano que a intenção de Washington é reconhecer o vencedor das eleições, independentemente de qual o resultado, assim que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fizer o anúncio oficial.

Reunião de embaixadores

Na última quinta-feira, durante encontro com embaixadores de cerca de 20 países da América Latina e Caribe, o ex-chanceler Celso Amorim, assessor internacional de Lula, ouviu de vários diplomatas da região a mesma garantia de um reconhecimento rápido do resultado das eleições.

O recado foi passado a Amorim em conversas laterais ou nas despedidas da reunião que, oficialmente, foi marcada para apresentar aos embaixadores as ideias de Lula sobre política externa em um eventual novo governo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Lula decide não divulgar versão final de plano de governo
Dólar tem maior alta diária desde abril. Ibovespa tem queda acentuada
https://www.osul.com.br/estados-unidos-dizem-a-lula-que-resultado-da-eleicao-sera-reconhecido-rapidamente/ Estados Unidos dizem a Lula que resultado da eleição será reconhecido rapidamente 2022-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar