Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 31 de janeiro de 2020
Durante evento na tarde dessa sexta-feira, o governador gaúcho Eduardo Leite voltou a defender a necessidade de que o setor privado participe do processo de modernização do Rio Grande do Sul, por meio de investimentos. “Estamos trabalhando para que o Estado se torne menos hostil ao empreendedor e tenho certeza de que viveremos um época de prosperidade”, prosseguiu.
“Cada governo enfrenta os desafios de seu tempo”, acrescentou. “Estamos fazendo no nosso papel do lado de cá, no setor público, fazendo a mais profunda reforma da máquina pública, algo que talvez não tenha sido visto em nossa história. E convidamos o setor privado a participar, trazendo investimentos.”
A manifestação foi feita em Osório (Litoral Norte) durante a primeira reunião de integração da Federaul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul). O evento, anual, marca oficialmente o reinício dos trabalhos da entidade.
Em um auditório lotado, Leite também voltou a agradecer pelo empenho da Assembleia Legislativa na aprovação de sete dos oito projetos do programa de mudanças nas carreiras e aposentadorias do funcionalismo estadual.
O chefe do Executivo, ainda traçou um panorama sobre as propostas aprovadas, detalhando as medidas que, segundo ele, têm por objetivo atenuar o desequilíbrio fiscal do Estado e interromper a expansão progressiva da folha de pagamento.
Em seguida, foi a vez de responder perguntas da plateia, com a participação da presidente da Federasul, Simone Leite. Dentre os temas abordados estavam temas como reforma tributária, índices da segurança pública, novo Código Ambiental o próprio processo de montagem do pacote de reformas e outras medidas propostas pelo Executivo para atrair investimentos.
“Decola Rio Grande”
Durante o evento a Federasul lançou o projeto “Decola Rio Grande”, promovido pela entidade. De acordo com Simone, a Entidade fará parte do processo de modernização estrutural do Estado. “Acreditamos que agora, com as reformas, o Rio Grande do Sul tem todas as condições para decolar”, avaliou.
A reunião de integração também serve para promover discussões e análises de temas atuais e relevantes aos interesses de presidentes de associações e câmaras de comércio, indústria e serviços, e de lideranças empresariais do Estado. Prestigiaram o evento o futuro presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, e seu colega Gabriel Souza.
(Marcello Campos)