Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2021
"Os últimos lotes vieram com um quantitativo menor que o esperado para a aplicação da dose de número dois", informou a prefeitura
Foto: DivulgaçãoA prefeitura de Porto Alegre informou que a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus continua na capital gaúcha, mas os estoques de Coronavac para essa finalidade estão diminuindo. Há, inclusive, a previsão de que as ampolas se esgotem até esta quarta-feira (28). A expectativa é de que novos lotes enviados ao Rio Grande do Sul resolvam o problema.
“Isso se deve ao fato de que houve, anteriormente, uma sinalização do Ministério da Saúde de que as remessas seriam suficientes. Porém, isso não se concretizou”, argumenta a Diretoria de Vigilância em Saúde. “Os últimos lotes vieram com um quantitativo menor que o esperado para a aplicação da dose de número dois.”
Parte da redução no quantitativo pode ser atribuída ao atraso, há algumas semanas, no recebimento de matéria-prima para a produção de vacinas no Instituto Butantan, de São Paulo, responsável pela produção do imunizante chinês no País.
“Também pesa nessa diminuição da oferta a orientação do próprio Ministério da Saúde aos municípios para que usassem para primeira dose os estoques inicialmente reservados à segunda aplicação”, avalia a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).