Ícone do site Jornal O Sul

Estressado com os encontros de fim de ano? Veja três dicas para evitar atritos

Celebrações de final de ano são práticas mundiais e fomentam o comércio de bens e serviços de maneira avassaladora. (Foto: Freepik)

Dezembro chegou e a temporada de festas de fim de ano já está a todo vapor. Além do Natal e Réveillon, tem uma série de eventos de trabalho, com amigos, da família etc. Para muitos, esta época traz encontros com pessoas queridas e o retorno das suas tradições favoritas. Para outros, pode significar estresse, ansiedade e emoções negativas. Para a maioria, um mix de tudo isso.

Gerenciar essas emoções pode ser desafiador, mas há escolhas que você podem deixar tudo mais leve e menos complicado, de acordo com Ted Futris, professor de desenvolvimento humano e ciência da família da Universidade da Geórgia. Veja as dicas:

Lidar com conflitos

Durante as festas, os conflitos podem surgir com pessoas que você não vê há algum tempo. Em vez de deixar esses conflitos saírem do controle, é importante lembrar o valor desses relacionamentos.

“Quando você está nervoso, é difícil processar e tomar decisões no momento. Os hormônios do estresse são liberados, e nós respondemos de duas maneiras: lutar ou fugir”, explica ele, segundo o site Medical Express. “Pode ser muito difícil naquele momento pensar gentilmente, calmamente e razoavelmente, então planeje como você pode responder ou o que você pode fazer para controlar essas emoções.”

Futris sugeriu usar a estratégia “WIN” (em inglês) para amenizar situações. W significa when, ou seja, “quando”, e você descreve a situação calmamente, I significa “eu sinto” (I feel, em inglês) e você compartilha como isso faz você se sentir, e N significa “necessidade” e você explica o que precisa. Então, por exemplo, poderia dizer assim para aquele tio que votou no candidato que você não gosta: “Quando falamos sobre política, eu me sinto muito estressado e ansioso, e necessito que não falemos sobre isso hoje”.

Limites claros

Seja você é o anfitrião ou convidado para algum evento, definir limites pode ajudar você a aproveitar com menos atrito.

“Antes de tudo, estabeleça limites claros desde o início e faça isso com gentileza. Esclareça quais são suas expectativas e pergunte se todos podem estar na mesma página sobre isso com antecedência”, aconselha Futris.

O professor também sugere estabelecer regras da casa, abrangendo tudo, desde falar sobre política até futebol.

Siga seus planos

Isso pode ser a diferença entre um encontro perfeito e um que fica muito aquém do esperado. Para isso, planeje quando tempo vai passar no local e avise as pessoas com antecedência, para que ninguém fique chateado.

Cuidar de si mesmo nessa época é importante, e se por algum motivo você quiser pular um evento ou adotar planos alternativos, faça isso.

Não quer ter que pagar a passagem aérea ou pegar a estrada para encontrar as pessoas? Encontre alternativas como FaceTime ou Zoom ou outras maneiras de simplesmente dizer oi e se conectar. As informações são do jornal O Globo.

Sair da versão mobile