Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Estresse de fim de ano: saiba por que paralisamos quando temos um monte de tarefas para fazer

Compartilhe esta notícia:

De acordo com especialistas, essa reação pode acontecer com qualquer pessoa, sendo mais comum entre as perfeccionistas.

Foto: Pexels
De acordo com especialistas, essa reação pode acontecer com qualquer pessoa, sendo mais comum entre as perfeccionistas. (Foto: Pexels)

Por que quando temos um monte de coisa para fazer nos sentimos incapazes de realizá-las? Essa sensação de desamparo – também conhecida como paralisia mental por sobrecarga – sempre aparece quando você tem dezenas de coisas para resolver sob pressão ou quando há uma única coisa, mas ela é tão importante que você congela sem saber por onde começá-la.

Ao invés de trabalhar logicamente em sua lista cheia de atividades ou esmiuçar lentamente aquela tarefa gigante, seu cérebro age como se fosse um coelho que acabou de avistar um cachorro no quintal – ele para de repente.

Ellen Hendriksen, professora-assistente do Centro para Ansiedade e Distúrbios Relacionados da Universidade de Boston, diz que respostas de paralisia ou bloqueio acontecem quando vemos uma tarefa (ou um monte delas) como ameaça.

“Nosso corpo reage da mesma forma às ameaças externas, como quando avistamos animais perigosos, ou internas”, explica Hendriksen. “Segundo ela, uma tarefa muito importante pode provocar o receio de falhar, de decepcionar quem gostamos ou de nos sentirmos estúpidos e incompetentes.”

De acordo com a especialista, essa reação pode acontecer com qualquer pessoa, sendo mais comum entre as perfeccionistas.

“No perfeccionismo, nós focamos muito no nosso desempenho. Se inconscientemente acreditamos que somos o que fazemos, então nossas obrigações são mais sobrecarregadas”, reforça Hendriksen.

Com a ansiedade, o centro de execução do cérebro perde o controle. Normalmente, o córtex pré-frontal, responsável pelos planejamentos, tomadas de decisão e autorregulação, mantém as partes emocionais do cérebro sob controle. Contudo, durante períodos de estresse, as áreas de equilíbrio, como a amígdala, ligada ao reconhecimento de ameaças, podem sumir.

Fragmente as tarefas grandes

Primeiro, você precisa diminuir seus níveis de estresse. Tente parar e respirar fundo, isso pode diminuir o cortisol, um dos principais hormônios do estresse.

Se é uma tarefa gigantesca que o está aborrecendo, o melhor conselho é quebrá-la em partes.

“É como aquele velho ditado: como você come um elefante? Uma mordida de cada vez”, brinca Piers Steel, professor de comportamento organizacional e recursos humanos da University of Calgary. “As tarefas podem ser fragmentadas em partes absurdamente pequenas. O tamanho precisa ser suficiente para que você não tenha resistência, não se sinta paralisado.”

Os passos também precisam ser concretos, restringindo momento, local e duração. Steel recomenda pensar neles como se estivesse “dando instruções a um adolescente que realmente não sabe o que fazer, então, você precisa ser muito específico”.

Tire a pressão dos ombros afirmando que está tudo bem se o resultado do trabalho não for bom. Você sempre pode voltar e melhorá-lo posteriormente. E pense no número de erros ou ajustes que você se permitiria, mas “a resposta não pode ser zero”.

Por fim, dê um primeiro passo, qualquer passo:

“É a ideia da tarefa que muitas vezes o impede de realizá-la. Ela é tão grande que você não sabe o que fazer e, como pode começar de qualquer lugar, não começa de lugar nenhum. Mas depois que você começa, o trabalho tende a fluir com mais facilidade e muitas vezes você percebe: não era assim tão ruim”, explica Steel.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Elon Musk faz enquete sobre renúncia à presidência do Twitter e maioria diz que ele deve deixar o cargo
Twitter removerá contas e postagens que promovam redes sociais concorrentes
https://www.osul.com.br/estresse-de-fim-de-ano-saiba-por-que-paralisamos-quando-temos-um-monte-de-tarefas-para-fazer/ Estresse de fim de ano: saiba por que paralisamos quando temos um monte de tarefas para fazer 2022-12-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar