A estudante Laura Baick, do curso de Administração Pública da Unidade da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) em Porto Alegre, foi selecionada para participar da Assembleia da Juventude da ONU (Organização das Nações Unidas), que será realizada em Nova York de 15 a 18 de fevereiro.
Moradora de Viamão, Laura foi a única gaúcha a ser selecionada para participar do evento. Durante a Assembleia, a estudante vai apresentar o projeto que nasceu em disciplinas dos cursos da Uergs que trata de um sistema de apoio à gestão hídrica, relacionando economia e sustentabilidade.
Laura tem 23 anos, é estudante de administração pública, coordenadora local do “Students for liberty” e pesquisadora no grupo de pesquisa “Políticas, gestão pública e desenvolvimento”. “Estou levando um projeto para apresentar no Impact challenge, e também fui selecionada como “Distinguished youth speaker”, para falar aos demais jovens”, afirma.
As falas de Laura serão sobre “Como o crescimento econômico pode resolver os problemas relacionados à escassez de água” e “Sistema de apoio à decisão na gestão hídrica, concebido em pesquisa na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”.
Segundo Laura, o sistema trata-se de uma forma de monitoramento contínuo dos recursos hídricos que facilitaria as decisões dos gestores de bacias no Brasil.
“Conhecemos o potencial hídrico do País e, mesmo assim, grande parte da população ainda não tem acesso à água potável. Muitas vezes, a má gestão resulta em indicadores bioquímicos deficientes, o que torna impossível explorar esses lugares atraentes para o turismo. O objetivo é fornecer esse direito fundamental (o direito de ter água) e trazer benefícios econômicos sustentáveis para o País (através do turismo)”, diz Laura.
Porém, para conseguir participar da Assembleia, Laura precisa do apoio de toda a comunidade da Universidade. Ela abriu uma “vaquinha” online – http://vaka.me/keeq72 – para arrecadar o valor para arcar com os gastos com a viagem.
“Fui selecionada para representar o Brasil na AssemblEia Jovem da ONU, em Nova York. Para isso, preciso da tua ajuda. Não tenho condições financeiras de pagar pela viagem, no entanto, sei que muitos conhecem minhas motivações e o quanto será importante para meu crescimento intelectual e pessoal. Pretendo usar os conhecimentos e network adquiridos nesta experiência para melhorar o nosso Brasil!”, diz Laura na página de arrecadação.
Os jovens que participam necessitam arcar com as suas despesas e viagem à Nova Iorque, mas podem buscar individualmente meios de financiar sua ida (seja por meio de financiamento coletivo ou busca por patrocínio).
Participantes de edições passadas utilizaram os dois meios. Também é possível solicitar apoio de órgãos públicos, universidades e instituições privadas para receber suporte parcial ou total dos custos.