Ícone do site Jornal O Sul

Estudo da Fiocruz revela que um em cada três brasileiros de 10 a 18 anos está com sobrepeso

O percentual de jovens com sobrepeso vinha aumentando desde 2013 e deu um salto na pandemia em todas as regiões brasileiras. (Foto: Reprodução)

Um estudo da Fiocruz revela que um a cada três brasileiros de 10 a 18 anos está com sobrepeso. É quase o dobro da média global, conforme a análise do Observatório de Saúde na Infância da Fiocruz.

“A gente tem um excesso de consumo de ultraprocessados, que hoje estão mais baratos, mais acessíveis e mais disponíveis; alimentos com baixa qualidade nutricional. Essa criança que aparentemente está comendo bastante, mas que o organismo dela está sofrendo por falta de nutrientes essenciais”, explica Cristiano Boccolini, coordenador do Observa Infância da Fiocruz.

“Muito comum é o excesso de líquidos açucarados, sucos com aditivos. Aquela criança poderia estar tomando água e não ter ganho calórico nenhum”, diz Claudio Hoineff, diretor da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O percentual de jovens com sobrepeso vinha aumentando desde 2013 e deu um salto na pandemia em todas as regiões brasileiras, mas caiu de 2020 para 2022.

Essa tendência de queda já vinha sendo notada entre crianças de 0 a 5 anos, mesmo assim, 14% delas estão acima do peso. Este percentual é quase o dobro da taxa da América Latina e o triplo da média global.

“Essa tendência de queda com ações públicas, de políticas públicas, voltadas e direcionadas para população. Agora, a gente tem uma boa novidade que é a rotulagem frontal dos alimentos, que está plenamente em vigor no Brasil. Todos os alimentos têm que vir, indicados no seu rótulo, dizendo que são altos em teor de sódio, altos em teor de gordura. Isso facilita a identificar aqueles que são potencialmente prejudiciais para sua saúde”, destaca Cristiano.

 

Sair da versão mobile