Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Estudos chineses relatam que não há transmissão do coronavírus de grávidas para seus bebês durante a gestação

Compartilhe esta notícia:

Um bebê em Londres testou positivo para a doença, segundo a imprensa local

Foto: Reprodução
Criminoso alegou que matou a criança porque ela não parava de chorar. (Foto: Reprodução)

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (16) e outro na sexta-feira (13) relatam casos de mães grávidas que pegaram o novo coronavírus em Wuhan, na China, e não passaram a doença para os bebês.

O artigo mais recente, publicado na revista Frontiers in Pediatrics, trouxe a análise de quatro mães que estavam infectadas pelo vírus e que deram à luz em um hospital da cidade chinesa.

De acordo com os pesquisadores, nenhum dos bebês desenvolveu os sintomas da Covid-19, como febre ou tosse, embora eles tenham sido isolados em unidades de terapia intensiva. Três dos quatro recém-nascidos fizeram o teste para o coronavírus e o resultado foi negativo. Uma das mães não autorizou que o exame fosse feito.

Apesar dos artigos, no sábado (14) foi divulgado pelo jornal britânico The Guardian que um bebê em Londres testou positivo para a doença. Os médicos ainda não sabem dizer se a criança foi contaminada durante a gestação ou no parto.

Um dos bebês teve um problema respiratório por três dias. Dois tiveram erupções pelo corpo que desapareceram com o tempo. As quatro crianças estão saudáveis.

“Não temos certeza de que a erupção tenha sido causada pela Covid-19 causada pela mãe”, disse o co-autor do estudo, Yalan Liu.

O estudo publicado na última semana pela The Lancet também não encontrou evidências de que o vírus possa ser passado de mãe para filho durante a gestação.

Desta vez, nove mães com a doença foram analisadas. Sete delas tiveram febre. Outros sintomas, como tosse (quatro mulheres), dor de cabeça (três), dor de garganta (duas), e mal-estar (duas) também foram observados. Nenhuma paciente desenvolveu pneumonia grave. Os nove recém-nascidos foram testados.

Foram usadas amostras de líquido amniótico, sangue do cordão umbilical, coleta de amostras da garganta dos bebês e leite materno de seis mães. Todos os exames apresentaram um resultado negativo para o Sars-Cov-2.

Os pesquisadores estão coletando amostras adicionais de recém-nascidos, incluindo placenta, sangue neonatal, líquido gástrico. Eles dizem que são necessárias mais análises científicas sobre outros aspectos da infecção por coronavírus nos bebês. Os testes diagnósticos têm uma eficiência de 71% na detecção do Sars-CoV-2, outro ponto que deverá ser levado em consideração.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Ministério da Saúde convoca médicos cubanos para combater o coronavírus no Brasil
Suspenso, julgamento do primeiro réu do incêndio na Boate Kiss não tem data para ocorrer
https://www.osul.com.br/estudos-chineses-relatam-que-nao-ha-transmissao-do-coronavirus-de-gravidas-para-bebes-durante-a-gestacao/ Estudos chineses relatam que não há transmissão do coronavírus de grávidas para seus bebês durante a gestação 2020-03-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar