Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2016
Começa na próxima sexta-feira (13/05) a inédita fase estadual do CNA Jovem, programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS). Um grupo de 20 jovens gaúchos participa da iniciativa de capacitação, que visa o desenvolvimento de novas lideranças para o meio rural e o Brasil. O primeiro encontro ocorrerá até sábado no Master Perimetral Hotel – Av. Loureiro da Silva, 1840, bairro Cidade Baixa. As próximas etapas da fase estadual estão programadas para os dias 3, 4, 17 e 18 de junho.
Criado em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o CNA Jovem é realizado no Rio Grande do Sul em parceria com o Sistema Farsul e Sindicatos Rurais. A iniciativa é dirigida para jovens com idade entre 22 e 30 anos, formação superior e que já tenham liderado algum tipo de ação em suas regiões de origem. Durante a capacitação, os participantes serão instigados a trabalhar sobre questões de relevância para o segmento rural e à sociedade. Todos eles foram selecionados através de processo seletivo, que avaliou seus vídeos encaminhados onde apresentavam propostas e soluções a demandas de suas regiões de origem.
A programação propõe que cada jovem escolha um desafio relacionado a pautas de relevância no segmento do agronegócio. Conforme o gestor do programa no Rio Grande do Sul e Chefe da Divisão de Inovação e Ações Especiais do SENAR-RS Taylor Guedes, definido os desafios, os jovens irão desenvolver planos de ação para solucioná-los. Em paralelo, entre um encontro presencial e outro, haverá atividades que serão aplicadas remotamente. “A programação tem como objetivo discutir com os participantes cenários e gargalos relacionados ao agronegócio, avaliar e aprimorar as habilidades de liderança e, principalmente, prepará-los para que definam os desafios e elaborem suas estratégias de ação. Esses são os dois principais produtos do programa”. No encontro deste final de semana, também será apresentado aos participantes outros detalhes do programa, bem como informações sobre o contexto econômico do agronegócio das entidades envolvidas. Haverá ainda uma palestra ministrada pelo vice-presidente do Sistema FARSUL, Gedeão Pereira.
Esta é a primeira vez em que o programa terá uma etapa estadual. Além de apresentar seus trabalhos à diretoria do Sistema Farsul, os três jovens gaúchos melhores pontuados estarão classificados para fase nacional do CNA Jovem, que acontece entre os meses de julho e novembro, em Brasília. Eles também passam a integrar a Rede CNA Jovem, que já conta com participantes da primeira edição, através da qual são desenvolvidas campanhas, missões nacionais e internacionais, e diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. “Ao mesmo tempo em que são estimulados a liderarem ações construtivas no meio rural, estes jovens terão a oportunidade de abordarem as demandas do agronegócio gaúcho em uma criativa rede nacional de soluções. Deste modo, queremos estimular o desenvolvimento de personalidades comprometidas com o futuro do campo e da sociedade como um todo”, comenta o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl.
As atividades da fase estadual do programa terão como instrutores dois jovens egressos da última edição, o que colabora na transmissão e entendimento dos conteúdos tratados. Os participantes selecionados para este ano já estão sendo chamados pelo SENAR-RS.
Vencedora gaúcha em 2015
A médica veterinária Carolina Heller Pereira, de Porto Alegre, foi uma das cinco vencedoras do CNA Jovem em 2015. Ela apresentou um projeto voltado para avaliar a sustentabilidade e a emissão de gases geradores do efeito estufa em fazendas do RS, utilizando um software desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Carolina teve como desafio verificar a necessidade de adaptar o programa norte-americano conforme a realidade brasileira, visando a obtenção de dados sobre a emissão de gases para cada sistema de produção nas propriedades. A veterinária, juntamente com os outros quatro vencedores do ano passado, participou de uma missão à China, onde pôde conhecer instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios.