Acontece em 17 de setembro, a partir das 8h, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Porto Alegre/RS) a segunda edição do Seminário de Espiritualidade e Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A programação compreende palestras de personalidades de diferentes áreas que trarão suas abordagens e experiências em torno do ato de perdoar. A atividade é gratuita e a ocupação das vagas se dará por ordem de chegada.
A importância do perdão para a saúde será abordada pelos médicos Fernando Lucchese e Mauro Pontes, especialistas do Hospital São Francisco, que desenvolvem estudos sobre a importância dos sentimentos religiosos para os pacientes no momento da doença. “A maioria dos profissionais da saúde sempre ignorou as necessidades religiosas e espirituais dos pacientes, no entanto, aos poucos, esta realidade vem mudando. Um reflexo disto é o crescente número de pesquisas nesta área que tem se registrado nos últimos anos”, afirma Dr. Fernando Lucchese, diretor médico do Hospital São Francisco.
São destaques da programação as presenças de Xabier Etxeberria Mauleon, filósofo, professor e coordenador do Centro de Ética da Universidad de Deusto, na Espanha, que trará o tema FARC e ETA: Perdoar ou não? e do doutor Everett Worthington, psicólogo, pesquisador e professor da Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, com sua palestra O que eu aprendi sobre o perdão?
Confira a programação completa do Simpósio do Perdão:
8h – Abertura
8h10 – Perdoar faz bem à saúde – Fernando Lucchese (diretor médico do Hospital São Francisco) e Mauro Pontes (cardiologista)
8h30 – Ciência e perdão – Moacir Costa de Araújo Lima (físico, advogado, conferencista e professor da PUCRS)
8h50 – O que eu aprendi sobre o perdão? – Everett Worthington (psicólogo, pesquisador e professor da Virginia Commonwealth University / Virgínia – Estados Unidos)
9h30 – Perdoar para não me perder – Marilena Marasca (psicóloga, jornalista, filósofa e mestre em práticas neurolinguísticas)
9h50 – Intervalo
10h10 – Arte e perdão – Karin Wondracek (psicóloga, doutora em Teologia e professora da Faculdades EST) e Roseli Oliveira (socióloga, especialista em terapia familiar, doutora em Teologia e professora convidada da Faculdades EST)
10h30 – Entre o perdão e a vingança – Antonio Moser (doutor em Teologia, escritor, professor do Instituto Teológico Franciscano e diretor da Editora Vozes)
10h50 – Perspectiva judaica, perdão humano ou divino? – Rabino Guershon Kwasniewski (jornalista, palestrante e líder religioso da SIBRA Porto Alegre)
11h10 – O perdão escandaloso de Cristo – Rudolf von Sinner (doutor e livre-docente em Teologia, pesquisador, professor, pró-reitor da Faculdades EST e diretor do seu Instituto de Ética)
11h30 – FARC e ETA: Perdoar ou não? – Xabier Etxeberria Mauleon (filósofo, professor e coordenador do Centro de Ética da Universidad de Deusto / Bilbao – Espanha)
12h10 – Perdoar e agir – Diza Gonzaga (Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – Vida Urgente)
12h30 – Testemunhos de perdão e encerramento – Pastor Christian Lo Iacono (mestre em Teologia, pastor da Igreja Encontros de Fé e diretor da Sociedade Bíblica do Brasil) e Dom Jaime Spengler (Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3 da CNBB)
O II Seminário de Espiritualidade e Saúde da Santa Casa faz parte do conjunto de atividades que compõem o Simpósio do Perdão e o X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral da Faculdades EST, que vai do dia 17 ao 19, no campus da Faculdades EST, em São Leopoldo. Palestras, oficinas e seminários irão aprofundar o desenvolvimento do tema A arte de perdoar. A programação e o acesso às incrições para esta atividade estão disponíveis no site www.simposiodoperdao.com.br.