Terça-feira, 12 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Evento Internacional anunciará o ingresso de Francisco Turra no Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana

Compartilhe esta notícia:

Francisco Turra, um dos mais importantes nomes da história da avicultura brasileira

Foto: Divulgação

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana contará com o nome do ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, presidente do Conselho Consultivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Turra é uma das figuras mais importantes da história da avicultura brasileira, e a nomeação para o Hall da Fama acontecerá durante o congresso OVUM, de 12 a 15 de novembro, em Punta del Este, Uruguai.

A entrada para o seleto grupo, que inclui importantes líderes que ajudaram a moldar o modelo de desenvolvimento da avicultura na América Latina, é um reconhecimento internacional à sua trajetória na agricultura e na pecuária brasileira, mas, sobretudo, pela contribuição para o desenvolvimento da avicultura nacional e internacional.

Gaúcho, nascido na cidade de Marau (RS), a trajetória de Francisco Turra começou na política, como vice-prefeito, tendo sido depois prefeito, deputado estadual e federal, cargo em que sempre trabalhou pela sustentabilidade da agroindústria – incluindo a avicultura.

Na presidência da Conab (Companhia Brasileira de Alimentos), definiu o papel da empresa como gestora de grãos do país, ampliando a capacidade produtiva e competitiva que levou o Brasil à liderança mundial na exportação de carne de frango em 2004.

Foi ainda ministro da Agricultura, desenvolvendo programas voltados para a tecnificação e a implementação de novas tecnologias nas propriedades rurais, período em que a produção de insumos para a avicultura e outros grãos atingiu níveis recordes.

Em 2008, assumiu a antiga ABEF (Associação Brasileira dos Exportadores de Frango), onde deu início na construção de estratégias de desenvolvimento do setor e sua capacidade exportadora, como a criação do mecanismo de distribuição de cotas para exportações à União Europeia, que reduziu significativamente os custos de exportação.

Trabalhou ainda na abertura de importantes mercados para carne de frango brasileira, sendo o responsável pelas negociações com a China. Com visão de futuro, anos mais tarde, Turra integrou a ABEF à então UBABEF (União Brasileira de Avicultura), criando a UBABEF.

Estabeleceu, assim, um novo modelo de gestão associativa que culminou, em 2014, na unificação da avicultura com a suinocultura e a criação da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

À frente da entidade, o setor registrou um aumento de 246% na receita de exportações em reais para carne de frango e de quase 450% para carne suína. Expandiu o SIAV para SIAVS (Salão Internacional de Proteína Animal), incluindo o setor suinícola no maior evento setorial do país, e ainda fez a gestão de crise do setor durante a Operação Carne Fraca.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Assembleia Legislativa entrega a Medalha do Mérito Farroupilha a Nora Teixeira
Prêmio Equilibrista 2024 será entregue nesta sexta, dia 8
https://www.osul.com.br/evento-internacional-anunciara-o-ingresso-de-francisco-turra-no-hall-da-fama-da-avicultura-latino-americana/ Evento Internacional anunciará o ingresso de Francisco Turra no Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana 2024-11-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar