Determinado a mudar sua vida, Khaled Mohsen al-Shaeri, considerado o adolescente mais obeso do mundo, foi retirado da sua casa em 2013. Não foi um procedimento simples. No momento do resgate, o jovem morava no segundo andar de um prédio na cidade de Jarzan (Arábia Saudita).
Parte do prédio teve que ser demolida para que ele pudesse deixar o seu quarto, de onde ele não saía havia dois anos e meio.
Um caminhão levou o adolescente a uma ambulância e depois a um avião, que levou Khaled até a King Fahd Medical City, na capital saudita, Riad, para um tratamento.
O ministro da saúde saudita, Abdullah al-Rabeeah, afirmou que o rei Abdullah (já falecido) ordenara o resgate como um “gesto humanitário”. Khaled recebeu tratamento hospitalar para controlar o seu peso. Cerca de 30 profissionais ajudaram a implementar uma dieta saudável e um regime de exercícios. Ele também recebeu uma cadeira de rodas feita sob medida e uma série de sessões de fisioterapia para ajudar em sua mobilidade e seu movimento.
Khaled chegou a pesar impressionantes 546 quilos. Um vídeo de 2016 mostrou como Khaled estava avançando na perda de peso. Então, em janeiro de 2018, ele foi submetido a uma cirurgia para remoção do excesso de pele para se livrar da flacidez causada pela extrema perda de peso.
Hoje, o saudita de 29 anos pesa cerca de 64 quilos. Um incrível registro da transformação mostra o agora homem magro sorrindo enquanto se reclina em uma cadeira.