Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de outubro de 2023
Quando a princesa ascender ao posto de monarca, automaticamente se tornará a comandante suprema das Forças Armadas da Espanha.
Foto: ReproduçãoPrimogênita do rei Felipe VI e da rainha Letizia da Espanha, a princesa Leonor celebra a chegada dos 18 anos nessa terça-feira (31). Ao completar a maioridade, a jovem já pode assumir legalmente o cargo de chefe de Estado do país europeu, pois fez um juramento à Constituição, conforme ordena o protocolo.
Detentora do título de princesa das Astúrias, Leonor de Bórbon Ortiz segue os mesmos passos dados pelo pai e, atualmente, se encontra em treinamento militar na academia do Exército e passará ainda pela Aeronáutica e pela Marinha. Esse processo terá duração de três anos, segundo anunciou o Palácio de Zarzuela em agosto.
Quando a princesa ascender ao posto de monarca, automaticamente se tornará a comandante suprema das Forças Armadas da Espanha. Em maio, Leonor concluiu os estudos na UWC Atlantic College, instituição fixada no País de Gales. A herdeira do trono é uma jovem discreta e será a primeira rainha regente desde o século 19. Ela tem uma irmã mais nova, a infanta Sofia.
Ao conquistar a maioridade, a princesa deveria receber um salário. De acordo com a revista portuguesa Caras, a futura rainha espanhola adiou o direito aos rendimentos anuais até começar a trabalhar exclusivamente para a Coroa. Fluente em espanhol e inglês, Leonor chama atenção por ser compromissada com a monarquia desde a adolescência.
No aniversário de 13 anos, a princesa resolveu ler o primeiro artigo da Constituição da Espanha no Instituto Cervantes de Madri. “Leonor ainda é muito jovem, mas moderna, bem-educada e uma mulher – o que é importante à medida que o movimento feminista cresce na Espanha”, disse uma representante do palácio ao The Times sobre a jovem poder salvar a monarquia de polêmicas e escândalos familiares.
Brasileiro
Em junho deste ano, veio à tona a revelação do namoro de Leonor com o brasileiro Gabriel Giacomelli. A revista alemã Bunte noticiou que a primogênita de Felipe e Letizia estava de romance com o filho de Drausio Giacomelli, um especialista financeiro e diretor de pesquisa de mercados emergentes de um dos maiores bancos da Alemanha, o Deutsche Bank.
“Gabriel é um pouco mais velho do que Leonor, tem 18 anos, enquanto a herdeira do trono espanhol só celebra essa idade em outubro. O rapaz é filho de uma bem-sucedida publicitária brasileira e de um banqueiro que trabalha no Deutsche Bank, doutor em filosofia, formado numa universidade de elite dos Estados Unidos”, escreveu o site português Flash!.