O ex-presidente da construtora Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo vai prestar depoimento à Justiça Federal nesta quinta-feira (28). O executivo foi detido na 14ª fase da Operação Lava-Jato, deflagrada em junho de 2015, ao lado de outros funcionários da empreiteira. Em fevereiro deste ano, Azevedo firmou um acordo de delação premiada e foi solto.
O depoimento está marcado para as 14h. Além dele, outro ex-funcionário da construtora, Paulo Roberto Dalmazzo, também deve ser ouvido. Os dois são réus no mesmo processo que apura irregularidades em contratos envolvendo a Andrade Gutierrez e a Petrobras. Assim como Azevedo, Dalmazzo foi outro que fechou acordo com o Ministério Público Federal.
Azevedo e Dalmazzo são os últimos réus a serem ouvidos pelo juiz federal Sérgio Moro. Após as oitivas, o processo deve entrar na fase de apresentação dos argumentos finais, tanto do Ministério Público Federal quanto das defesas. A partir daí, os autos voltam às mãos de Moro, que determinará a sentença. Os réus podem ser condenados ou absolvidos, e o juiz não tem a obrigação de cumprir totalmente os acordos firmados pelos delatores.
A Andrade Gutierrez também já reconheceu a culpa pelas irregularidades apontadas nos processos aos quais os funcionários respondem na Justiça. A empreiteira firmou um acordo de leniência com diversas autoridades e se comprometeu a pagar multa civil de R$ 1 bilhão, parcelada em dez vezes. (AG)