Ícone do site Jornal O Sul

Ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol está em cela pequena e passa bem, afirma governo suíço

José Maria Marin não apresentou problemas de saúde, segundo o Ministério da Justiça. (Foto: Wagner Meier/Agif/AE)

O ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) José Maria Marin, 83 anos, está em cela em presídio na região de Zurique e passa bem, segundo informou o Ministério da Justiça da Suíça. O cartola não apresentou problemas de saúde, conforme a pasta. “Ele está sendo tratado com todos os direitos humanos respeitados”, disse o ministério.

Ele foi levado a uma prisão normal, onde ocupa uma cela pequena, com banheiro particular. “É uma cela só para ele, com os padrões normais para esse tipo de preso, e boa alimentação.”

O governo suíço informou que não pode revelar o endereço do presídio onde Marin está por “questões de segurança” e não confirmou se ele está no mesmo local dos outros seis cartolas presos na operação policial de quarta-feira – especula-se que eles tenham sido separados. O ministério declarou, ainda, que Marin terá de esperar o processo de extradição para os Estados Unidos, caso se recuse a ser transferido imediatamente ao país. “O Consulado-Geral do Brasil em Zurique não está atuando no caso, porque não lhe foi solicitado, até o momento, qualquer tipo de assistência consular para o cidadão brasileiro envolvido”, conforme informou o consulado.

Cartola

Procurado, o advogado espanhol que defende Marin, Gorka Villar, não se manifestou. O cartola presidiu a CBF entre março de 2012 e abril de 2015. Foi sucedido por seu vice, Marco Polo del Nero. Ele também foi presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, que ocorreu no Brasil. (Leandro Colon/Folhapress)

Sair da versão mobile