Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2015
O jornalista e vereador João Bosco Vaz, de 60 anos, lança na próxima segunda-feira (dia 14), no Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, o livro “A Copa Oculta – Bastidores”. Ex-secretário municipal extraordinário da Copa de 2014 na Capital, Bosco esteve envolvido diretamente nas reuniões para a competição ser realizada em solo gaúcho.
Na introdução da obra de 224 páginas, o autor não esconde a alegria pelo sucesso da Copa de 2014 no Beira-Rio. “Foi um espetáculo tão grandioso, uma confraternização maravilhosa e inesquecível entre todos os povos, de todas as raças e cores, que um registro dos bastidores da organização do evento na Capital gaúcha se faz necessário.”
A primeira orelha de “A Copa Oculta” foi escrita pelo ex-prefeito José Fogaça, enquanto o prefácio é do atual José Fortunati. Um caderno de 16 páginas traz fotos coloridas de personalidades com o ex-secretário e eventos ligados ao Mundial na cidade.
Em uma das passagens do livro, Bosco conta uma história de bastidor envolvendo Pelé. O Rei do Futebol visitava o Beira-Rio em 2011 para acompanhar o andamento das obras para a Copa. Na saída, o elevador com algumas pessoas, entre as quais o próprio Pelé e Bosco dentro, trancou. Foram cinco minutos presos no apertado espaço. Depois de resolvido o problema, ao chegarem ao térreo e saírem, Pelé comentou baixinho: “Tomara que a reforma do estádio inicie pelo elevador”.