Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de dezembro de 2016
Uma forte explosão em um mercado de fogos de artifício perto da Cidade do México deixou 26 mortos nesta terça-feira (20), informou o procurador-geral do México, Alejandro Gómez.
“Já foi feito o levantamento de 26 corpos”, disse Gómez à imprensa no local das explosões. Em um primeiro balanço, a Polícia Federal havia apontado 9 mortos e 70 feridos.
Antes da divulgação do balanço oficial pelo procurador-geral, a agência de notícias Reuters havia informado que havia pelo menos 27 mortos, citando o serviço de emergência.
A explosão ocorreu no mercado de San Pablito, em Tultepec, a cerca de 32 km da capital mexicana, por volta do meio-dia (horário local). Imagens da rede Televisa mostram uma série de explosões multicoloridas antes da formação de um grande cogumelo de fumaça sobre o local.
Três horas após a explosão, o incêndio estava extinto e os corpos de emergência procuravam mais vítimas entre os escombros.
Ao local foram enviados elementos do Exército e equipes de emergência para resgatar os feridos com ambulâncias e helicópteros. Alguns dos feridos foram levados ao Hospital de Especialidades de Zumpango.
“Minhas condolências aos familiares dos que perderam a vida neste acidente e meus desejos de breve recuperação para os feridos”, escreveu o presidente Enrique Peña Nieto no Twitter.
De acordo com a Milenio TV, o coordenador de proteção nacional civil, Luis Felipe Puente, afirmou que casas próximas ao mercado também foram atingidas. Ele teria orientado a população a evitar a área, mantendo um raio de 5 km de distância para evitar emergências.
Em 2005 e 2006, outros dois incêndios afetaram o mesmo mercado no México. O país costuma comemorar feriados – como o Dia da Independência, o Natal e o Ano Novo – com disparo de foguetes e fogos de artifício.