Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de agosto de 2017
Fim de mais uma Expoagas com resultados positivos para o setor supermercadista no RS. A 36ª Convenção Gaúcha de Supermercados foi caracterizada pelo crescimento de 9% no índice de visitantes e de 2,7% nos negócios fechados. A feira totalizou 48 mil acessos e contabiliza mais de 482 milhões de reais em vendas nos três dias de evento (21, 22 e 23 de agosto). Estas estimativas foram divulgadas pelo Instituto Segmento de Pesquisas que ouviu 104 expositores da Expoagas nos primeiros dias no Centro de Eventos Fiergs, na Capital.
“É um dado que acompanha o crescimento das vendas do setor no ano, mostrando que a feira é realmente um espelho das movimentações do mercado”, observa o presidente da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados), Antônio Cesa Longo, durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (24). A feira de negócios congregou representantes de 6,9 mil empresas de diferentes segmentos da economia.
Neste ano, expositores apresentaram 800 lançamentos. Os gaúchos mais uma vez foram a maioria entre os estandes, representando 72% do total de empresas expositoras. Quanto ao número de visitantes, 29% estrearam na feira nesta edição. Majoritariamente varejistas, contemplaram setores como supermercados, atacados, padarias, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bares, farmácias, hotéis, entre outros. “Isso mostra porquê o volume de negócios não acompanhou o crescimento no fluxo de pessoas, já que muitos visitantes estavam conhecendo pela primeira vez o evento”, explica Longo.
Os participantes da Expogas 2017 são ouriundos de 11 países e dos 27 estados brasileiros, 93% desses são gaúchos.
Em 2018, o evento terá como tema “Acelerando os Bons Negócios” e acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto também no Centro de Eventos da Fiergs, na Capital.
Melhores estandes são agraciados:
Outra iniciativa com vistas à qualificação do evento é o Prêmio Expoagas/Popai Brasil, que também será entregue na noite desta quinta-feira (24) e vai premiar os estandes que mais se destacaram por sua atratividade e promoções comerciais. Os vencedores foram escolhidos a partir de três critérios e divididos em duas categorias de tamanho:
Melhor design de estande
Grande porte:
1) Cooperativa Piá
2) Vinícola Aurora
3) Vinícola Garibaldi
Médio porte:
1) Gota Limpa
2) Naturovos
3) Proforte
Melhor Ação Promocional
Grande porte:
1) Romena
2) Marquespan
3) Orquídea
Médio porte:
1) Gota Limpa
2) Bebidas Chiamulera
3) Grupo BRQ
Melhor Exposição de Produtos
Grande porte:
1) Nordeste Alimentos
2) Vinícola Aurora
3) Naturale
Médio porte:
1) Bebidas Fruki
2) Silvestrin Frutas
3) Gusman Alimentos