Esteio. Parque de Exposições Assis Brasil. É neste cenário, que comtempla a maior feira do agronegócio a céu aberto da América Latina, a Expointer, que as principais entidades do setor, de mãos dadas, unem forças para fomentar um evento de porte, que deverá receber neste ano um público na casa dos 600 mil visitantes.
As secretarias da Agricultura, Pecuária e Irrigação e do Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, ao lado dos Sistemas Farsul e Ocergs, Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura), Simers (Sindicato das Máquinas e Implementos Agrícolas do RS) e Febrac (Federação dos Criadores de Animais de Raça), além das principais instituições financeiras de nosso Estado, entre elas o Sicredi, constituem os principais parceiros do evento, que abre as portas ao público no dia 27 deste mês, encerrando dia 4 de setembro.
Durante o lançamento oficial desta 39ª Expointer, na semana passada, os representantes destas entidades foram unânimes em enaltecer a participação decisiva do subsecretário do PEEAB, Sérgio Bandoca Foscarini da Silva. Desde a edição anterior ele vem atuando na repaginação do Parque, viabilizando espaços, otimizando negócios e aprimorando as instalações para atender tanto aos visitantes quanto aos expositores. O objetivo é que a Expointer cumpra seus objetivos, enaltecendo mais uma vez o agronegócio, um segmento de peso no contexto da economia brasileira.
Às vésperas da Feira, o Parque está quase pronto, com novo lavador para animais, um deck totalmente reconstruído e ampliado na área do boulevard, com materiais ecosustentáveis. Nesta linha, a energia solar ganha prioridade na iluminação do Parque, que também passa a contar com uma capela ecumênica, entre novas lojas e outras novidades, uma delas, a nova sede da Ocergs. Um trabalho construído com o esforço e adesão das entidades, unânimes também em pontuar que esta será “a Expointer da superação”, frente às dificuldades que o País vivencia. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, ressalta que “o momento é desafiador e a Expointer é uma oportunidade para que o setor do agro gaúcho e brasileiro possa mostrar todo o seu potencial”.
Este quadro encerra o otimismo também do governador do Estado, José Ivo Sartori, que reitera o slogan desta edição, “Com o campo o Rio Grande dá certo” e a Expointer, segundo ele, “é um orgulho para todos os gaúchos”.