Quarta-feira, 09 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 5 de abril de 2025
A exposição “Mbyá Guarani, Estamos Aqui!” foi inaugurada nesse sábado (5) em Porto Alegre, na tenda-galeria montada ao lado do Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção). O evento, que tem entrada gratuita, ficará em exibição até o dia 20 de abril, com horários de visitação das 9h às 17h. Esta mostra tem como objetivo celebrar e promover a cultura indígena, oferecendo uma oportunidade única para o público conhecer o trabalho de artistas da aldeia Tekoá Jataí’ty.
Sob a coordenação do joalheiro e escultor Cesar Cony, a exposição conta com a participação de artesãos e artesãs da aldeia, que mesclam técnicas tradicionais e contemporâneas. As obras expostas são uma fusão de materiais como pedras preciosas, prata, madeiras de erva-mate e corticeira, além de fibras de taquara, latão e ferro.
O destaque da exposição é uma impressionante escultura de uma águia de quase um metro de altura. A obra foi esculpida em madeira de erva-mate, com detalhes em ferro quente e adornada com citrino nos olhos, bico e crista de latão envernizado e pedras de zircônia no peito, representando a conexão entre a cultura indígena e a arte contemporânea.
Além de ser uma oportunidade de divulgar a riqueza cultural do povo Mbyá Guarani, a exposição também tem um forte componente social. Um dos objetivos principais do evento é gerar renda para a comunidade indígena. Para isso, cinquenta por cento do valor arrecadado com a venda das obras será destinado aos artesãos participantes.
Nos finais de semana, haverá também um espaço dedicado à comercialização de outros produtos feitos pelas mulheres da aldeia, como peças em madeira, cestarias, colares e pulseiras, fortalecendo ainda mais a economia local e a visibilidade do trabalho artesanal indígena.
Voltar Todas de Dicas de O Sul