A exposição “Mãe-do-vestido: Vestida de Mãe” será inaugurada nesta terça-feira (18), às 19h, no Espaço de Artes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Sarmento Leite, 245). A mostra reúne registros feitos pela artista visual carioca Verônica Miranda.
O trabalho fotográfico une memória social urbana e pessoal, por meio da etnografia visual de não-humanos, no caso um vestido que faz um passeio percorrido pela mãe da artista, uma índia que, como outros migrantes, saiu de Belém para morar no Rio de Janeiro nos anos 1960. “Tento explorar de modo exaustivo e até fatigante alguns fantasmas pessoais que se articulam com humanos, mas permanecem não somente como objetos”, explica.
Verônica é psicóloga, com pós-graduação em psicanálise, mestre em comunicação, informação e tecnologias em saúde, tem formação em pintura, fotografia, vídeo e mídias alternativas. Atualmente é professora do curso de pós-graduação em Cinema etnográfico, imagem e saúde da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
A exposição pode ser visitada até o dia 10 de outubro, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 11h30min. A entrada é franca.