Domingo, 09 de março de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Extratos bancários terão nomes padronizados a partir de 8 de julho

Compartilhe esta notícia:

Inicialmente, medida abrange operações de depósito e saques

Foto: Reprodução
Inicialmente, medida abrange operações de depósito e saques. (Foto: Reprodução)

Bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) irão padronizar as nomenclaturas dos extratos bancários a partir de 8 de julho. Inicialmente, a medida incluirá as várias denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, a Febraban planeja incluir outras operações financeiras.

A meta principal da padronização dos nomes dos serviços é melhorar a compreensão das informações aos clientes. O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, destaca que a medida deve ajudar, principalmente, pessoas que precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.

“A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, opinou.

Diferenças

Atualmente, os bancos usam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que pode gerar diferenças entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.

Entre os termos que aparecem nos extratos bancários estão o depósito de dinheiro em espécie no correspondente bancário, depósito em cheque nos caixas eletrônicos e saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta. A consulta às novas nomenclaturas poderá ser feita no site da Febraban.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Restaurante Popular do Centro de Porto Alegre reabre nesta quinta-feira com entrega de marmitas
Famurs solicita reparos de estradas à Empresa Gaúcha de Rodovias
https://www.osul.com.br/extratos-bancarios-terao-nomes-padronizados-a-partir-de-8-de-julho/ Extratos bancários terão nomes padronizados a partir de 8 de julho 2024-06-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar