Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de maio de 2019
Com 410 votos, Fabiano Dallazen encabeça a lista tríplice que servirá de base para a escolha do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul durante o período 2019-2021. Ele já ocupa o cargo desde 2017 e busca um segundo mandato. A eleição, realizada nesse sábado, também registrou 342 votos para Márcio Schlee Gomes e 54 para Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa.
A relação de nomes será entregue na tarde desta segunda-feira ao governador gaúcho, Eduardo Leite, pelo procurador-geral de Justiça interino, Sérgio Guimarães Britto, e pelos integrantes da Comissão Eleitoral do MP (Ministério Público). O chefe do Executivo terá, então, um prazo de 15 dias para definir o futuro titular do cargo.
Na primeira vez em que foi escolhido para o cargo, em maio de 2017, Fabiano Dallazen rececebeu 70,9% dos votos, em um eleição que alcançou 97% de participação dos membros ativos do Ministério Público gaúcho. Ele teve o seu nome anunciado como novo chefe da instituição cerca de 24 horas após a entrega da lista tríplice ao então governador, José Ivo Sartori.
A votação iniciada na última segunda-feira chegou ao fim por volta do meio-dia, quando a Comissão Eleitoral proclamou o resultado. O pleito contou com a participação de 679 votantes, de um total de 683 procuradores e promotores de Justiça que compõem o colégio eleitoral da instituição. Esse foi o menor índice de abstenção das eleições internas do MP-RS para a composição da lista tríplice.
O presidente da Comissão Eleitoral, procurador de Justiça Paulo Emilio Barbosa, destacou a boa condução dos trabalhos durante o pleito que culmina com a formação da lista tríplice. Os procuradores de Justiça Claudio Domingos Mastrangelo Coelho e Sara Duarte Schütz acompanharam a votação como integrantes da Comissão Eleitoral.
Por sua vez, o procurador-geral de Justiça interino, Sérgio Guimarães Britto, agradeceu à comissão eleitoral, que levou a cabo o processo com tranquilidade, assim como a SOC (Secretaria dos Órgãos Colegiados). Também acompanhou a apuração a presidente da AMP-RS (Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul), Martha Beltrame.
Currículo
Fabiano Dallazen ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul em 1998. Oossui graduação em Direito pela UPF (Universidade de Passo Fundo, 1995), especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil, 2002) e mestrado em Direitos Fundamentais pela Ulbra (2007).
Em sua trajetória constam, ainda, as funções de promotor de Justiça coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MP-RS, professor da Faculdade de Direito da Escola Superior do MP-RS e do Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal do Instituto do Desenvolvimento Cultural do Rio Grande do Sul.
Ele concorre a um segundo mandato como procurador-geral de Justiça com um chapa formada pelos subprocuradores Benhur Biancon Junior, Sérgio Harris e Jacqueline Rosenfeld, além do procurador-geral de Justiça em exercício, Marcelo Lemos Dornelles.
(Marcello Campos)