Ícone do site Jornal O Sul

Fabio Assunção passou três meses comendo apenas ovos; dieta faz mal?

Durante três meses, o ator ingeria de quatro a cinco ovos pela manhã e nada mais durante o dia. (Foto: Divulgação)

O ator Fabio Assunção, de 53 anos, realizou uma dieta intensa para entrar em seu novo personagem, Elias, do filme, “Motel Destino”, do diretor Karim Aïnouz (diretor de “Praia do Futuro” e “A Vida Invisível”) que está em cartaz. Durante três meses, o ator ingeria de quatro a cinco ovos pela manhã e nada mais durante o dia. O hábito alimentar fez com que ele perdesse 10 quilos.

Comer grandes quantidades de ovos é comum entre fisiculturistas que tem como objetivo aumentar a massa muscular, como é o caso de Gracyanne Barbosa, por exemplo, porém, só comer este tipo de alimento pode ser um problema, afirmam especialistas.

“O ovo é um excelente alimento, ele é considerado uma proteína de padrão ouro, porque ela é completa, assim como a carne e o leite. Ela ajuda na construção muscular, formação do sangue, ajuda no sistema imunológico, formação de pele e cabelo, porém, nessa quantidade, eles impossibilitam a função dos rins de eliminar todas as substâncias tóxicas da metabolização da proteína, podendo causar pedra nos rins e falência renal”, explica a nutricionista e colunista do Globo, Priscilla Primi.

A especialista também cita que o ovo é rico em vitaminas A, D e E, mas é carente em vitaminas do complexo C, ou seja, se o paciente tem uma dieta limitada e restritiva, pode haver uma deficiência de outras vitaminas e sais minerais.

“Alimentação tem que ser diversificada e variada para poder fornecer todos os nutrientes necessários para o corpo, e em excesso pode comprometer principalmente o sistema renal”, explica.

Na gema do ovo é encontrada gordura saturada, em pequenas quantidades, mas que se ingeridas em quantidades exageradas podem levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares e sobrepeso a longo prazo. Outros sintomas que podem surgir são: fraqueza, desmaios, convulsões, dor de cabeça e alterações de humor.

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), é necessário que uma pessoa estabeleça o consumo diário de 2 mil a 2,5 mil calorias em média, o que está bem distante das cerca de 400 calorias presentes em cinco ovos.

Quem inventou?

A dieta do ovo foi criada por Arielle Chandler, uma jogadora de vôlei americana, e promete ajudar a perder até 5,5 quilos por semana. A dieta consiste em comer ovos cozidos antes das principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar, e pode incluir de dois a quatro ovos por dia. O objetivo é garantir a saciedade e diminuir o consumo de outros alimentos calóricos.

No entanto, não existe comprovação científica sobre os efeitos da dieta do ovo na perda de peso. Além disso, a dieta é muito restrita em calorias e nutrientes, e não considera as necessidades e características pessoais. A simples inclusão prévia dos ovos às refeições pode não levar ao emagrecimento desejado, e até mesmo contribuir para o aumento de peso.

 

Sair da versão mobile