Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de janeiro de 2021
Ramalho está exercendo o quarto mandato como deputado federal
Foto: Cleia Viana/Câmara dos DeputadosO deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG) lançou oficialmente na quarta-feira (20) a sua candidatura à presidência da Câmara. A eleição que definirá o novo presidente da Casa será realizada em 1º de fevereiro e terá votação presencial.
O evento de lançamento da candidatura foi um jantar oferecido à imprensa em Brasília. Ramalho está exercendo o quarto mandato como deputado federal. O parlamentar se lançou na disputa em candidatura avulsa, sem apoio do seu partido, que está com o deputado Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB.
A estratégia de Ramalho para angariar votos tem sido investir no contato individual com os deputados. Como a votação é secreta, os parlamentares podem não seguir a orientação das siglas.
Para se eleger presidente da Câmara em primeiro turno, um deputado precisa da maioria absoluta dos votantes, ou seja, metade mais um dos votos. Apesar de não terem força para receber muitos votos, as candidaturas avulsas podem empurrar a disputa para um segundo turno.
A eleição para a presidência da Câmara tem como favoritos os deputados Baleia Rossi e Arthur Lira (PP-AL). Rossi é o nome defendido pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e, até agora, tem o apoio de 12 partidos.
Lira, líder do PP e um dos principais articuladores do Centrão, conta com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, e fechou um bloco com nove siglas.