Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2015
A Nissan celebrou o primeiro ano de atividades da sua primeira fábrica brasileira. A unidade de Resende (RJ) produziu, em 12 meses, 30 mil unidades dos seus dois primeiros modelos nacionais: o sedan Versa e o hatch March.
“Em apenas doze meses, começamos a produzir em Resende duas linhas de veículos, o New March e o novo Versa, e duas de motores, o recém-lançado 1.0 12V e o 1.6 16V. O mais importnate para nós, contudo, é lançar e fabricar produtos com alto nível de qualidade, seguindo os rigorosos padrões japoneses adotados pela Nissan globalmente”, afirma François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil.
A fábrica recebeu um dos maiores investimentos realizados no Brasil para a construção de uma fábrica de automóveis, R$ 2,6 bilhões. No total, ela tem capacidade para produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano. O objetivo da marca japonesa é atingir 3% de participação no mercado brasileiro no final deste ano, contra os 2,3% registrados no ano passado.
A fábrica verde
O conceito de fábrica sustentável do Complexo Industrial da Nissan em Resende vai além do uso de equipamentos de última geração e processos avançados de produção de veículos e motores. Os prédios apresentam sistemas de iluminação e ventilação naturais, que reduzem o consumo de energia e, consequentemente, têm baixo impacto ambiental. Há uma atenção especial com o sistema de tratamento de resíduos utilizados no processo produtivo, para reutilização da água e segregação de resíduos sólidos para correta destinação de descarte. O objetivo é reduzir constantemente as emissões de CO 2 e a geração de compostos orgânicos voláteis (VOCs) provocados pela produção.
Voltar Todas de Marcas & Veículos