Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de janeiro de 2025
A televisão ocupa cada vez mais espaço na sala de estar dos brasileiros, enquanto o tamanho das moradias encolhe. Na feira de tecnologia CES 2025, que ocorreu recentemente em Las Vegas, LG, Samsung e TCL lançaram TVs de 98, 115 até 163 polegadas.
Das 73,2 mil moradias lançadas na cidade de São Paulo, em 2023, 42,3 mil, ou 58% do total, tinham entre 30 e 45 metros quadrados de área útil, segundo dados do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP). Em cinco anos, imóveis com menos de 30 metros quadrados passaram de 11% para 17% do total lançado e de 10% para 18% do total vendido em 5 anos na cidade.
Já o tamanho médio das TVs, que era de 42 polegadas em 2015, nos Estados Unidos, subiu para 75 polegadas em 2024, segundo dados das empresas de pesquisas Statista e Circana. Neste ano, as fabricantes estão apostando em telas de até 163 polegadas.
A proposta, segundo as empresas, é atender a um desejo do consumidor de “mergulhar” em telas maiores, com melhor resolução, contraste e cores. “No mundo todo, os consumidores buscam telas cada vez maiores buscando experiências imersivas”, disse o vice-presidente da unidade de negócios de TV da TCL, Bob Zuo, em entrevista ao Valor, durante a CES.
O executivo da gigante chinesa de eletroeletrônicos, segunda maior vendedora de TVs do mundo, atrás da sul-coreana Samsung, informou que a TCL ampliará a fabricação de TVs com telas grandes no Brasil. Segundo Zuo, neste ano a empresa passa a produzir TVs com telas de 98 polegadas na fábrica de Manaus (AM). Atualmente, a linha de produção local vai até 85 polegadas.
A sul-coreana LG já produz TVs de 98 polegadas no país, também em Manaus, e estuda a fabricação de novos modelos de 97 polegadas. Na feira, a empresa também anunciou novos modelos de 98 e 100 polegadas. “Estamos confiantes de que o público brasileiro, que vem expandindo suas percepções sobre o tamanho ideal de uma TV, receberá muito bem essas inovações”, disse o presidente da LG do Brasil e executivo-chefe da LG América Latina, Daniel Song. “O que antes parecia imenso, como as telas de 55 e 65 polegadas, hoje se torna cada vez mais desejado, mesmo em ambientes menores, refletindo uma evolução no estilo de vida e nas preferências dos consumidores.”
Além da tela maior, fabricantes reduzem seus preços para que as TVs gigantes caibam no orçamento dos consumidores, seja qual for o tamanho da sala de estar. “A estratégia é que o consumidor pague menos por telas maiores e com mais recursos”, diz Zuo, da TCL.
No primeiro trimestre de 2024, as vendas de TVs com telas gigantes cresceram 21%, e a receita do setor avançou 4%, nos Estados Unidos, segundo a Circana. “A forte tendência de crescimento para TVs ultragrandes se alinha com o aumento nas vendas de TVs de 65 polegadas de 2018 a 2020, que os consumidores agora estão começando a substituir cinco a seis anos depois”, diz o vice-presidente e consultor de tecnologia de consumo da Circana, Paul Gagnon.
Em um cenário de projeções de desaceleração econômica, um ciclo de troca de aparelhos seria um alívio a um setor que deve ter queda ou empatar a receita de vendas neste ano. O faturamento global de TVs e equipamentos de vídeo deve recuar 0,1% ante 2024, alcançando US$ 384,40 bilhões, em 2025, segundo a Statista.
Entre os novos recursos que embarcam nas TVs anunciadas na CES estão assistentes de inteligência artificial (IA) do Google em TVs da TCL. A TV da Samsung com o assistente CoPilot de IA da Microsoft, anunciada na CES, ainda não tem data de lançamento no Brasil. “Estamos trabalhando para que a TV com IA tenha melhorias de imagem, som e, futuramente, melhore a interação com outros dispositivos, inclusive para compras on-line”, diz Zou. A TCL trabalha em chips próprios de IA, fabricados pela taiwanesa TSMC, e em uma parceria com a OpenAl, criadora do ChatGPT, para aprimorar o software de seus aparelhos.
“Quando a gente coloca a IA dentro da TV, além de melhorar imagem e som, queremos oferecer personalização”, diz a gerente da Samsung para América Latina, Lilian Zampol. “Se você vai assistir um jogo, quer um tipo de contraste, mas se vai ver um filme, quer outra configuração”, explica. “A IA vai permitir que a TV reconheça o conteúdo e adapte a con
A Samsung estuda vender a TV com tela de 115 polegadas, anunciada nesta semana na CES, no Brasil. “Quando falamos com o consumidor entendemos que ele busca uma experiência mais próxima da realidade”, diz Zampol. “Estamos trabalhando com TVs de telas maiores para dar [ao espectador] essa sensação de ‘vida real’, de estar dentro da cena.”