Quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de janeiro de 2019
Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em dezembro de 2018, a taxa de desocupação no País é de 11,6%, totalizando 12,2 milhões de pessoas em busca de trabalho. Ao mesmo tempo, apenas 14% dos brasileiros adultos têm diploma de ensino superior conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que contribui para a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Faculdade Senac Porto Alegre e a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas promovem uma campanha inédita, oferecendo o primeiro semestre gratuito dos cursos de graduação e de pós-graduação para as pessoas desempregadas.
“Os cursos da Faculdade Senac têm um alto índice de empregabilidade. Nossas pesquisas demostram que cerca de 90% dos egressos estão trabalhando. Ao longo de 2018, movimentamos cerca de 700 oportunidades de trabalho e estágio, por meio de um núcleo especializado. A Faculdade já foi premiada duas vezes como a melhor área de estágios entre as IES do RS. Haverá uma série de atividades de capacitação gratuitas complementares ao curso e todos esses estudantes serão acompanhados e devidamente preparados para ingressarem ou evoluírem no mercado de trabalho. Estamos prontos para mudar a vida das pessoas que estão sem renda”, explica o diretor da Faculdade Senac Porto Alegre, Elivelto Nagel
Segundo a diretora a Faculdade de Pelotas, Mariangela Iturriet da Silva, essa é uma oportunidade única para quem busca por uma recolocação no mercado. “ O objetivo principal do programa é ofertar à comunidade novas oportunidades de desenvolvimento profissional. Para isso utilizaremos das nossas metodologias com ênfase na prática e no aprimoramento de competências indispensáveis para formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, complementa.
Além disso, durante o primeiro semestre de curso, as Faculdades promoverão oficinas e palestras sobre carreira e mercado de trabalho. Dessa forma, a instituição compromete-se em ajudar os desempregados a mudar essa realidade. Conforme o regulamento do programa, o beneficiário poderá estudar gratuitamente o primeiro semestre até o momento em que adquirir renda por meio de emprego, estágio, sócio de empresa, autônomo ou microempreendedor Individual (MEI). O estudante também se compromete com a realização de rematrícula ao semestre/módulo seguinte, a ser custeado por seus próprios meios.
O regulamento completo pode ser consultado em www.senacrs.com.br/programa_desempregados.asp.