A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Ciruclação) de Porto Alegre entrega neste sábado (18) o corredor de ônibus da avenida Borges de Medeiros. A iniciativa faz parte do projeto de implantação do binário com a Praia de Belas. A operação na faixa exclusiva, que agilizará o trânsito de 40 linhas municipais, inicia às 9h.
O corredor funcionará entre a Praça Isabel, a Católica, até a Praça Rotary. Além da pintura indicativa na cor azul para sinalizar o corredor e da instalação de faixas de segurança para proteção dos pedestres em seus deslocamentos, foram implantadas cinco estações no sistema Parada Segura, com iluminação e bancos para conforto dos usuários. Técnicos da área de transporte irão monitorar a operação, com a participação também dos agentes de fiscalização na orientação de motoristas e pedestres.
AGILIDADE
Após a criação do corredor de ônibus da avenida Praia de Belas, em março deste ano, as linhas de ônibus tiveram um ganho no tempo de até 31% no pico da manhã e 37% no pico da tarde, em seus deslocamentos no trecho entre a avenida Icaraí e a avenida Borges de Medeiros. Os dados foram levantados pela Coordenação de Monitoramento do Transporte Público da EPTC, por intermédio do Somart (Sistema de Ônibus Monitorado Automaticamente em Tempo Real).
As informações apontam as seguintes evoluções, no sentido bairro-Centro, pico da manhã: deslocamento em 24 minutos, antes da criação do binário; 18 minutos com o binário; e 16 minutos, com as viagens pelo corredor. No pico da tarde, as medições apontaram 28 minutos no tempo de viagem antes de funcionamento do binário; 21 minutos, após a criação do binário; e 17 minutos, com as viagens realizadas pelo corredor.
A diretora-técnica da EPTC, engenheira Maria Cristina Molina Ladeira, afirma que os dados comprovam o acerto da medida. “A criação do binário da Praia de Belas/Borges de Medeiros, com priorização no deslocamento do transporte coletivo, representa uma medida acertada, com a garantia de mais conforto e qualidade para todos os usuários dos ônibus. Os motoristas dos demais veículos também ganham, pois não disputam espaço na via com os ônibus, que se deslocam pelo corredor”.