Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2024
Melo estimou, ainda, que ao menos 70% da população já se encontra sem água na capital.
Foto: Giulian Serafim/PMPA“Vou fazer um apelo. Quem tem casa na praia, e tem condições de sair de Porto Alegre, eu recomendo que saia e vá para a praia. Vou decretar a não-aula por três dias na rede pública e privada de Porto Alegre, na segunda, terça e quarta. Se os colégios quiserem deixar aberto, tudo bem, para quem precisar, mas eu vou decretar isso”.
Dessa forma, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, sugeriu neste domingo (5), para os moradores da cidade que tenham residência no Litoral a viajarem para a região caso tenham condições de fazer isto.
Melo estimou, ainda, que ao menos 70% da população já se encontra sem água na capital.
“Nas quatro estações que não estão funcionando, se eu ligar os motores, vai estourar tudo. Só tem uma solução para eu conseguir tratar água nessas quatro estações e manter o tratamento nas outras duas: tem que baixar o rio. Não baixando, estamos analisando a contratação de um serviço emergencial para tratar.”
Das seis estações de tratamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre, neste momento, quatro estão com as operações suspensas.
Segundo a prefeitura, a estação de tratamento de água do DMAE de Ilhas (Ilha da Pintada) parou de operar, afetando gravemente a área do Arquipélago.
As estações Moinhos de Vento, São João e Tristeza, que afetam 66 bairros, já tinham tido o funcionamento interrompido pela gestão municipal. Somente as estações Menino de Deus e Belém Novo funcionam normalmente.