Ícone do site Jornal O Sul

Falta um despertador

Geraldo Alckmin luta contra o crescente prestígio de seu pupilo, o prefeito João Doria. (Foto: Alexandre Carvalho/A2img)

Não se vê o Senado e a Câmara dos Deputados movendo uma palha para enfrentar o crescimento assustador da dívida pública. O placar eletrônico Jurômetro deveria ser afixado com urgência nos plenários. Ontem, o pagamento da rolagem atingiu 283 bilhões de reais. Valor desembolsado pelo Tesouro Nacional desde 1º de janeiro deste ano.

É mais um capítulo da novela Para Onde Vai o Dinheiro de Nossos Impostos.

Vale tudo abaixo do queixo

Para quem acompanha pela TV uma votação da Câmara dos Deputados é brindado com lances grotescos. Só falta ao apresentador da transmissão perder a timidez e repetir os narradores das partidas de futebol, dizendo: “Que beleza…” Depois, acrescentar, reconhecendo o conjunto da obra: “Que fase, senhoras e senhores”.

Quem pagará o prejuízo

Em pouco mais de 10 anos, um pequeno frigorífico de Goiás se tornou líder no mercado brasileiro de carnes, passando também a ser o maior processador de proteínas animais do mundo. As estratégias que levaram ao crescimento hoje são conhecidas. O pior ainda: o BNDES, uma instituição pública, é dono de quarta parte do grupo e um de seus maiores acionistas.

Garantia de seriedade

Os destinos do País estão nas mãos de quatro mulheres, que comandam instituições vitais: Cármen Lúcia no Supremo Tribunal Federal; Laurita Vaz no Superior Tribunal de Justiça; Grace Mendonça na Advocacia-Geral da União e Raquel Dodge na Procuradoria-Geral da República.

Tarefa difícil

O governador Geraldo Alckmin luta contra o crescente prestígio de seu pupilo, o prefeito João Doria. Por isso, quer que o PSDB escolha até o final do ano o candidato à Presidência da República. Se não puser o pé na estrada, como faz seu oponente, Alckmin perderá a corrida.

Por coincidência, a 22 de setembro do ano passado, Doria subiu nove pontos na pesquisa Datafolha à prefeitura de São Paulo, igualando-se a Marta Suplicy e Celso Russomanno, que estavam bem à frente.

Desproporção

A equipe técnica da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre compara o valor pago aos condomínios para justificar o aumento do IPTU. É aconselhável que voltem aos bancos das faculdades, porque perderam a aula em que o professor explicou sobre a relação entre custo e benefício.

Repercussão

A edição de ontem do jornal britânico Financial Times incluiu um caderno especial sobre a crise política e financeira do Brasil. Em um dos textos afirma que “tudo naquele país pode parecer maior do que em outros lugares e o mesmo vale para suas crises”.

Arrasador

O furacão Funaro devasta amplas áreas de Brasília, derrubando reputações tidas como inabaláveis. Supera muitos famosos como Katrina, Galveston, Kenna e Bhola.

Assim não dá
A prefeitura de Porto Alegre precisa escolher: arrumar os equipamentos que rejeitam moedas ou utilizar os azuizinhos em outras atividades. Ficar multando com os parquímetros sem condições é um achaque.

Modelo

Empresários construíram galpões no entorno do Presídio da Região de Curitibanos, Santa Catarina, onde quase todos os apenados trabalham de forma remunerada. É o que se considera forma racional de recuperação e reintegração. Funcionários do sistema penitenciário do Rio Grande do Sul deveriam conhecer para repetir.

Receita envenenada

Com as coligações em 2018 e 2020, ficará mantida a geleia geral dos partidos.

Sair da versão mobile