Domingo, 27 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Família Manson na ficção: como a seita de assassinos foi retratada em filmes e séries

Compartilhe esta notícia:

Susan Atkins, Patricia Krenwinkel e Lesli Van Houten, integrantes da seita de Charles Manson. (Foto: Reprodução)

Quase 54 anos depois, os assassinatos da Família Manson seguem chamando a atenção e deixando muita gente chocada. Isso acontece principalmente quando surge alguma novidade sobre o caso. Nessa semana, uma das mulheres envolvidas nas mortes deixou a prisão.

Em 1969, a seita da qual ela fazia parte invadiu a casa de Sharon Tate e do diretor Roman Polanski, e matou a atriz. Essa morte, aliás, assim como toda essa história brutal, já rendeu várias séries e filmes.

Relembre produções do cinema, da TV e do streaming que retrataram o caso ou citam personagens envolvidos nos crimes da família Manson.

Antes, relembre o caso: A família Manson era um grupo liderado por Charles Manson na década de 1960, nos Estados Unidos. Ele tinha uma influência totalmente manipuladora sob o grupo, que morava em um rancho, na Califórnia.

Em agosto de 1969, os integrantes da seita se envolveram em uma série de assassinatos, incluindo o de Sharon Tate. O cineasta Roman Polanski, marido da atriz, não estava em casa quando tudo aconteceu. Mas o grupo acabou assassinando outros quatro amigos deles que estavam no local. No dia seguinte, ainda mataram o casal Leno e Rosemary LaBianca.

Charles Manson morreu em novembro de 2017, aos 83 anos. E nesta semana, Leslie Van Houten, uma das garotas envolvidas nas mortes, recebeu liberdade condicional. Na época do crime, ela tinha 19 anos.

“As Discípulas de Charles Manson”

Leslie é personagem central do filme “As Discípulas de Charles Manson”, que foi lançado em 2018. O longa conta um pouco da história dela e de mais duas garotas que estavam envolvidas nos crimes. Só que nele, o trio recebe pena de morte depois do julgamento.

“Leslie, my name is evil”

Leslie também foi inspiração para o personagem central de outro filme. Lançado em 2009, “Leslie, my name is evil” traz uma história de ficção inspirada na assassina.

O filme se passa durante o julgamento de Leslie e de outras duas garotas envolvidas no caso. Só que Perry, que é um engenheiro químico e que faz parte desse júri, acaba se apaixonando por Leslie. E claro, ele se vê totalmente confuso com a situação.

Mas muitos anos antes, lá em 1976, a microssérie “O Assassinato de Sharon Tate” foi um grande sucesso. Ela foi produzida para a TV, dividida em dois episódios e falava sobre a investigação e o julgamento do caso “Tate-LaBianca”.

Ele foi chamado assim, na época, por causa dos nomes da atriz e do casal que foram mortos pela seita. A série foi indicada em três categorias do Emmy.

“Manson’s Lost Girls”

Falando de obras mais recentes, em 2016, foi lançado o “Manson’s Lost Girls”. Ele conta a história de Linda Kasabian, que foi uma das jovens seduzidas pela seita de Charles Manson e pelo estilo de vida de amor livre do grupo.

O filme mostra Linda chegando na comunidade hippie, e em seguida, sendo atraída para as atividades criminosas.

No caso real, Linda foi uma das cúmplices dos assassinatos, mas não recebeu pena por ter sido testemunha-chuva no julgamento.

“Manson Family Vacation”

Em 2015, saiu o longa “Manson Family Vacation”. Diferentemente das outras produções aqui citadas, ele não traz nenhum personagem envolvido no caso e nem relembra diretamente a história de todo o crime.

A ligação ali é outra. Um homem, que mora em Los Angeles, recebe a visita surpresa do seu irmão adotivo. Esse irmão é totalmente obcecado por Charles Manson e insiste para que eles saiam em um tour visitando todos os locais onde aconteceram as mortes.

Durante a passagem por um desses pontos, o cara que estava de boa em casa, acaba fazendo uma grande descoberta sobre o real motivo da visita do irmão.

“The Resurrection of Charles Manson”

Outro filme que é nessa levada de citar o líder da seita em uma trama totalmente inventada é o “The Resurrection of Charles Manson”. O filme foi lançado em 2023, não chegou no Brasil e ainda não tem título em português.

Mas o que sabemos da história é que enquanto um casal edita um filme sobre Charles Manson, alguns eventos que vão ser retratados nesse longa, começam a acontecer de verdade.

“Era uma vez… Hollywood”

Quando “Era uma vez… Hollywood” ainda estava em fase de produção, o nono filme de Quentin Tarantino foi anunciado como um retrato de Charles Manson e a Família. Mas o cineasta explicou que a trama central seria, na verdade, sobre o ano de 1969.

E a história de ficção, com os personagens de Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, tem o assassinato de Sharon Tate como pano de fundo.

“Era uma vez…Hollywood” foi lançado em 2019, quando o crime completou 50 anos. O filme foi o mais premiado do Globo de Ouro em 2020, e levou duas estatuetas no Oscar do mesmo ano.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Dois segredos que todo empreendedor pode aprender com Tom Cruise
Letícia Spiller revela comentário de Marlene Mattos na época como Paquita: “Me apavorava um pouco”
https://www.osul.com.br/familia-manson-na-ficcao-como-a-seita-de-assassinos-foi-retratada-em-filmes-e-series/ Família Manson na ficção: como a seita de assassinos foi retratada em filmes e séries 2023-07-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar