Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de janeiro de 2025
As famílias já foram notificadas sobre o cancelamento
Foto: Lyon Santos/MDSAs 1.199 famílias que têm, entre seus integrantes, algum candidato eleito nos pleitos municipais do ano passado tiveram os benefícios do Bolsa Família e do Auxílio Gás cancelados. A medida deve durar enquanto o mandato do familiar estiver em vigor.
As famílias já foram notificadas sobre o cancelamento. No total, sete famílias de prefeitos, 19 de vice-prefeitos e 1.168 de vereadores recebiam o Bolsa Família em todo o País.
Pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal) que tenham algum integrante eleito no ano passado também não poderão solicitar os benefícios. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social publicou, na sexta-feira (17), instrução normativa regulamentando a medida.
“Seguindo as regras previstas para acesso ao programa de transferência de renda do governo federal, o primeiro pagamento de 2025 do Bolsa Família, que inicia na segunda-feira (20), retirou da lista de contemplados 1.199 candidatos eleitos nas eleições municipais de 2024”, afirmou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Os integrantes considerados da mesma família são definidos no momento do cadastro nos programas, considerando aqueles que moram no mesmo domicílio e dividem receitas e/ou despesas.
“Vale destacar que a medida visa aprimorar a destinação dos recursos e assegurar a focalização do Programa, e não gerar economia, uma vez que os benefícios devem ser pagos a todos que atendam aos critérios de elegibilidade”, informou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.