Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 14 de março de 2024
Mostra reúne mais de 350 itens, incluindo materiais originais que abordam diretamente ou têm relação com a vida e a obra do poeta.
Foto: DivulgaçãoO Farol Santander Porto Alegre volta a apresentar uma nova exposição temática em referência às mais notáveis personalidades artísticas do Brasil. A partir da próxima quarta-feira (20), os gaúchos e turistas conhecerão Vinicius de Moraes – por toda a minha vida, uma mostra inédita no RS que aborda a vida e a obra daquele que foi poeta, músico, letrista, diplomata, homem de teatro e imprensa, entre outras atividades. A exposição conta com 350 itens, incluindo materiais inéditos e originais, em exposição na Galeria do icônico edifício. Com curadoria de Eucanaã Ferraz e Helena Severo, a mostra fica em cartaz até 19 de maio.
“É com muita alegria que o Farol Santander Porto Alegre abriga a exposição Vinicius de Moraes – por toda a minha vida. A mostra traz aspectos que vão além da biografia do diplomata, poeta, dramaturgo, jornalista, compositor e cantor brasileiro e nosso apoio a essa iniciativa reforça a importância que a cultura tem para o Santander e, principalmente, nosso compromisso com a sociedade pela valorização do que o Brasil tem de melhor”; ressalta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.
A partir de uma vasta e cuidadosa pesquisa curatorial a exposição busca estabelecer uma ponte entre o largo tempo de produção artística de Vinicius de Moraes e a atualidade, dando oportunidade ao visitante de se aproximar e se aprofundar sobre o autor.
“Vinicius de Moraes cristalizou em suas criações e em sua figura pública uma série de mudanças comportamentais que marcaram a história cotidiana do século XX. Viveu essas transformações libertárias, deu voz a muitas delas e foi um dos principais atores no processo de modernização da cultura e da mentalidade brasileiras. Vinicius de Moraes, Por toda a minha vida, tenta abarcar as linhas que definem a vida e a obra de Vinicius”; comentam os curadores Eucanaã Ferraz e Helena Severo.
Ocupando a Galeria do Farol Santander Porto Alegre, a exposição será composta pelos núcleos Música, Poesia, Artes e Cidades, além de um espaço inteiramente dedicado à obra infantil A Arca de Noé. Com um marcante caráter museográfico – documentos originais, manuscritos, livros, poemas, vídeos e fonogramas – todos os núcleos terão uma forte presença de obras de arte.
Vinicius de Moraes teve entre seus grandes amigos artistas importantes, como Di Cavalcanti, Portinari, Santa Rosa, Carlos Scliar, Carlos Leão, Djanira da Motta e Silva, Oscar Niemeyer, Elifas Andreato, Augusto Rodrigues, entre outros. Vinicius escreveu poemas, crônicas, notas biográficas e críticas sobre eles, além de alguns destes nomes terem colaborado diretamente com sua obra em diferentes momentos da vida. Pinturas correspondentes a alguns dos artistas citados, como Carlos Scliar, Carybé e Di Cavalcanti, são parte da Coleção Santander Brasil.
Entre as mais conhecidas e notáveis facetas de Vinicius estão a música e a poesia. O compositor de “Garota de Ipanema” redimensionou, a um só tempo, as figuras do intelectual e do cancionista. No primeiro caso, tornou-se um de nossos poetas mais importantes; no segundo, revolucionou a música popular, ao lado de Tom Jobim e João Gilberto, quando deram forma às inovações da Bossa Nova. Sendo assim, a exposição terá uma série de fonogramas com poemas de sua autoria, narrados por ele mesmo, como “Soneto da Separação”; “Poética I” e “Pátria Minha”.
Em relação às músicas, uma série de vídeos do programa MPB Especial Vinicius de Moraes e Toquinho, da TV Cultura, gravado em 1973, serão exibidos. Entre os sucessos estão: “Chega de Saudade”; “Eu Sei que Vou te Amar”; “A Felicidade” e “Garota de Ipanema”.
A ala da exposição batizada de Cidades traz documentos relativos aos diversos locais em que Vinicius esteve como poeta, cantor e destaca ainda sua atuação como diplomata. Entre os itens, estão correspondências que ele trocava principalmente com Tom Jobim.
A mostra ressalta ainda a obra musical e literária A Arca de Noé, lançada por Vinicius em 1980, com ilustrações de Elifas Andreato, voltada ao público infantil. Nesse ambiente fotografável, terá uma reprodução da arca com animais e ambientação com as músicas e desenhos.