Ícone do site Jornal O Sul

Farsul apresenta balanço de 2015 e perspectivas para 2016

Da esquerda para a direita: Jorge Rodrigues, Gedeão Pereira, Carlos Sperotto, Francisco Schardong, José Alcindo, FOTOS: Jackson Ciceri/O SUL

A Farsul reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira (14) para apresentação do balanço setorial de 2015 e perspectivas para 2016. Na condução da mesa de debates, o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, enfatizou a pluralidade do Brasil e de suas regiões, por isso mesmo não crê no retraimento da produção de alimentos. Foram apresentados pelo economista da entidade, Antonio da Luz, os bons números da safra de 2015, considerada recorde, com 32,5 milhões de toneladas de grãos, representando um crescimento de 13% sobre 2014. Foi a maior produtividade da história na safra de verão, apesar das fortes perdas ocorridas em alguns municípios do Sul do Estado.

O aumento da área plantada de 1% é uma das estimativas para 2016, devendo atingir a 8,5 milhões de hectares, puxada pela soja (5%). O arroz deverá ter queda significativa de 8% devido aos problemas climáticos no plantio.

O economista considera que não há crise mundial. “Com exceção de Brasil, Argentina e Venezuela, todos os vizinhos da América Latina, os emergentes, os países da Zona do Euro, os Estados Unidos, etc… crescem em 2015 e em 2016, com boas taxas”. A agropecuária criou 721 empregos neste ano com o setor do agronegócio tendo sido o único com resultado positivo no cenário Brasil.

Um balanço das atividades do SENAR foram apresentadas também durante o encontro. Todos os eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tiveram crescimento de 17% no que tange à formação profissional. Fora 8671 eventos realizados em 2015 com um total de 146 pessoas treinadas no RS no ano. Em cursos e oficinas, foram formadas pelo SENAR-RS 17.473 pessoas. O CAR (Cadastro Ambiental Rural) está nas metas, para sua finalização até maio de 2016. Já foram realizados 65 mil cadastros este ano, cerca de 15% do total estimado pela entidade.

Sair da versão mobile