Dois homens foram presos nos Estados Unidos após serem acusados de roubar e vender fotos e vídeos de mulheres em que elas apareciam sensuais. Eles também são suspeitos de criar e comercializar um programa capaz de acessar esse conteúdo mesmo que estivesse protegido por senha. A prisão foi feita pelo FBI (polícia federal americana). No país, é crime federal acessar sistemas computacionais sem autorização.
Se forem condenados, os dois cumprirão pena de 30 anos de prisão e terão de pagar indenizações de 1 milhão de dólares, informou o Departamento de Justiça dos EUA. Isso porque ambos são suspeitos de conspiração e fraude computacional, dois delitos que podem, cada um, render cinco anos de cadeia e multas de 250 mil dólares. Pesa sobre eles duas acusações de fraude para acesso não autorizado de dispositivo. Cada um desses crimes é penalizado com dez anos de prisão, além das multas.
Brandon Bourret, 39 anos, e Athanasios Andrianakis, 26, são investigados desde 2012. Eles são acusados de terem criado do Photofucket. O serviço dava acesso a invasores aos álbuns de fotos e vídeos compartilhados por mulheres no site Photobucket. “Não é seguro se esconder atrás do seu computador para vazar servidores corporativos e encher seus próprios bolsos ao vitimizar aquelas pessoas que tem o direito à privacidade na internet”, afirmou John Walsh, procurador-geral dos EUA.
O Departamento de Justiça dos EUA e o FBI ainda investigam quais mulheres tiveram fotos e vídeos roubados. (AG)