A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, projeta um crescimento de cerca de 6% nas vendas do varejo gaúcho no Natal 2018. É um crescimento razoável na comparação com o mesmo período de 2017, mas ainda abaixo dos patamares registrados em 2013. Isso mostra que o estado ainda não conseguiu a plena recuperação da recessão ocorrida em 2015 e 2016.
– Nós observamos nos últimos anos que os consumidores estão mudando seu comportamento no período natalino, optando por comprar bens duráveis para presentear familiares e amigos. Buscam, especialmente, promoções ou descontos e produtos de qualidade, além de preços acessíveis. Portanto, é fundamental que os lojistas estejam preparados para atender esse novo tipo de demanda de seus clientes – destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
A expectativa da entidade representativa do varejo gaúcho é que o ticket médio por presente adquirido fique em torno dos R$ 120. Uma pessoa economicamente ativa compra, em média, quatro presentes. Lojas de departamento, internet e shopping center são os principais locais de compra e mais da metade dos consumidores pretendem pagar à vista. O Natal deve movimentar algo em torno de R$ 3,7 bilhões na economia do Rio Grande do Sul.
Outro aspecto que chama a atenção é que os consumidores consolidaram como hábito a pesquisa de preços, sendo que o comércio de rua, as lojas de shopping e a internet são os canais escolhidos para consultar os valores dos produtos que desejam adquirir.
Mantendo um costume dos últimos anos, as roupas devem ser os produtos que os consumidores mais pretendem comprar para presentear no Natal, vindo a seguir calçados, perfumes e cosméticos, brinquedos e acessórios, como bolsas, cintos e bijuterias, além dos eletroeletrônicos.