As vendas para o Dia dos Pais deste ano, comemorado em 12 de agosto, devem ter um crescimento entre 4% e 6% na comparação com a mesma data de 2017, aponta estudo do Departamento de Economia da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS. A expansão leva em conta alguns fatores, como o frio das últimas semanas, que ajuda a impulsionar a comercialização de artigos de vestuário e calçado, o fato da celebração ter forte apelo emocional, e, ainda, o ingresso de recursos oriundos da retomada de saques das cotas do PIS/Pasep em agosto.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, ressalta que o Dia dos Pais deve incrementar as vendas, na comparação entre agosto e julho deste ano, em segmentos tradicionalmente mais procurados pela população na data, como livros, com alta prevista de 8,2%, veículos e acessórios (4,6%), material de informática e comunicação (4,6%) e eletroeletrônicos (3%). ” Agosto tradicionalmente é um mês de crescimento das vendas varejistas no Rio Grande do Sul. Claro que o Dia dos Pais é um fator que ajuda nesse processo, ainda mais que o ticket médio das vendas deve sofrer uma alta de 7% na comparação com 2017, ficando na casa dos R$ 150,00″, destaca o presidente da FCDL-RS.
Vitor Augusto Koch lembra, ainda, que entidade projeta um incremento de 2% nas vendas de agosto em relação a julho deste ano. Como os consumidores estão se mostrando um pouco mais cautelosos em suas compras, o presidente da FCDL-RS lembra que os lojistas que investem em promoções comerciais e na excelência no atendimento, especialmente em períodos festivos, possuem possibilidades maiores de registrarem resultados mais expressivos na comercialização de seus produtos.