Em 2022, a FCDL-RS completa 50 anos de história a favor do associativismo e na defesa dos interesses dos lojistas gaúchos. Inúmeras ações benéficas aos lojistas se destacam nesta trajetória.
Em 2006, teve papel fundamental na regulamentação do Simples Gaúcho, modalidade de tributação instituída pelo então governador Germano Rigotto, que ampliou a faixa de isenção de ICMS e alterou alíquotas em relação ao faturamento das microempresas, beneficiando mais de 300 mil MPEs no estado. Em 2007, foi fundadora do Comitê Estadual de Combate à Pirataria, para evitar que o comércio ilegal trouxesse prejuízos aos comerciantes formalmente estabelecidos e aos consumidores.
Em 2008, outra grande conquista. A sanção, pela então governadora Yeda Crusius, da lei que viabiliza para empresas com faturamento anual de até R$ 240 mil a isenção do ICMS, beneficiando mais de 220 mil pequenos negócios. Como reconhecimento a este trabalho decisivo, o presidente da Federação, Vitor Augusto Koch, representou as entidades empresariais do RS no ato de sanção.
Outra luta liderada pela FCDL-RS foi a regulamentação das feiras itinerantes, em 2010, através de Emenda Constitucional promulgada pela ALRS em março daquele ano, criando mecanismos de proteção ao comércio estabelecido em cada município.
O ano de 2011 marcou a presença da FCDL-RS à frente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, com a eleição de seu presidente, Vitor Augusto Koch, para exercer a presidência da entidade de apoio aos pequenos negócios durante quatro anos.
Nova vitória foi celebrada em 2013, com participação decisiva da FCDL-RS no programa Em Dia, lançado pelo então governador Tarso Genro, que permitiu a regularização de débitos fiscais vencidos até 31 de julho daquele ano com descontos e benefícios para que milhares de empresas pudessem quitar seus débitos.
Em 2020 e 2021, a FCDL-RS é a voz forte do setor empresarial gaúcho contra as restrições que causaram imensos prejuízos para os lojistas gaúchos no período de pandemia da Covid-19, defendendo o direito ao trabalho. Atua, também, pelo bem-estar da sociedade, oferecendo opções nas áreas da saúde, educação e no desenvolvimento da cultura da Qualidade, através do Programa Qcomércio.
Constrói, ainda, um novo planejamento estratégico, em parceria com a empresa Key Jump, buscando estar mais conectada com os novos tempos, utilizando conceitos e visões inovadoras que o mercado disponibiliza, com premissas como conhecimento, qualidade, visão estratégica, sustentabilidade financeira das CDLs afiliadas, senso coletivo e um associativismo forte.
O presidente Vitor Augusto Koch salienta que o futuro do varejo mostra que as lojas físicas – apontadas como à beira da extinção por conta do comércio on-line – voltarão a ser exaltadas como o grande ponto de experiências entre marcas e consumidores no mundo pós-pandemia.
“O novo consumidor que vai emergir deste momento e se direcionar para as lojas físicas, vai querer um atendimento personalizado e soluções customizadas, afastando o sentimento de massificação. O comércio físico e o digital terão uma interação muito maior daqui para frente”, enfatiza Vitor Augusto Koch.