Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de julho de 2021
Fundada em 30 de setembro de 1997, a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), foi criada com o objetivo de dar mais representatividade às cooperativas agropecuárias do Estado. A fundação foi um marco na história do cooperativismo gaúcho e simbolizou um passo de maturidade do setor dentro do mundo da economia globalizada. “Ela vem para integrar e representar todas as demandas das cooperativas agropecuárias do estado gaúcho, sendo o elo de ligação entre elas”, destaca o engenheiro agrônomo e presidente da FecoAgro/RS, Paulo Cezar Vieira Pires.
A Federação possui o compromisso de representar, defender, promover, integrar e monitorar as cooperativas do ramo agropecuário, de primeiro e segundo grau, em conjunto com as famílias rurais, com muito profissionalismo e com postura empreendedora, assim como articular relações, parcerias e alianças interinstitucionais em âmbito regional, nacional e internacional, com vistas à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável. “O objetivo da FecoAgro é o de comprovar como o cooperativismo pode agregar valor e destinar o resultado dessa agregação para os seus associados”, ressalta Pires.
A entidade conta, atualmente, com 42 cooperativas filiadas, agregando 178.347 associados e que geram 19.097 empregos diretos. A representação das cooperativas agropecuárias na produção do Rio Grande do Sul é de 60% no trigo, 45% no leite, 45% na soja e 20% no milho.
Sobre o futuro da FecoAgro/RS, o presidente afirma: “nós temos uma preocupação muito grande no sentido de mantermos essa evolução do agro. Temos convicção de que através da verticalização, ou seja, da evolução tecnológica, nós podemos melhorar a rentabilidade da lavoura e a rentabilidades dos nossos associados”, finaliza Paulo Pires.
Voltar Todas de Comemoram com O Sul