Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de novembro de 2021
Nesta terça-feira (09), foram conhecidos os ganhadores da 27ª edição do prêmio “Líderes e Vencedores”, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul). Todos os agraciados receberam a estatueta Magis, que em latim significa “mais”, idealizada pela artista plástica Angela Pettini.
“O prêmio é um dos mais importantes do Estado. Estamos felizes. Mesmo em meio a uma pandemia, identificamos gaúchos e instituições gaúchas que nos orgulham muito com seus projetos sociais, empresariais ou políticos. É um prêmio diferente dos outros e histórico”, afirmou o presidente da ALRS, Gabriel Souza.
O evento aconteceu no Teatro Dante Barone do Parlamento gaúcho, no Centro Histórico de Porto Alegre, e contou com transmissão pela TV Assembleia e pelos canais digitais da instituição e da entidade de classe.
Ao todo, foram 18 finalistas que disputaram pelo prêmio nesta noite (09), divididos nas seguintes categorias: “Mérito Político”, “Destaque Comunitário”, “Expressão Cultural”, “Referência Educacional” e “Sucesso Empresarial”, esta última subdividida em “micro e pequena empresa” e “média e grande empresa”.
“Os projetos destacados são um reconhecimento de boas soluções para servirem de exemplo. Premiar Líderes e Vencedores nesta 27 edição, num ano atípico e de grandes desafios, nos dá uma imensa satisfação”, destacou o presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso.
Oferecido desde 1995 o Líderes & Vencedores destaca o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores para o Rio Grande do Sul. Mais do que uma homenagem, o Líderes & Vencedores distingue o reconhecimento às ações que servem de exemplo em cada uma das categorias.
Confira os vencedores de cada categoria:
Maestro Antonio Carlos Borges Cunha – Porto Alegre
Compositor e regente, orienta o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Foi um dos fundadores do programa de Mestrado e Doutorado em Composição Musical da UFRGS e é o regente titular da Orquestra Jovem Recanto do Maestro. Já se apresentou na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Uruguai, regendo suas composições.
“Faço um convite para aproximação do entrelaçamento da cultura artística com a cultura comunitária, com a cultura educacional, com a cultura empresarial e com a cultura política. Todo o empresário, todo o político, todo o professor é um artista”, destacou o Maestro Antonio Carlos Borges Cunha.
Alfredo Guilherme Englert – Porto Alegre
Provedor da Santa Casa de Misericórdia em segundo mandato (o mais antigo hospital do Estado, formado por nove instituições), o desembargador nasceu em Porto Alegre, onde se graduou em 1961, em direito pela UFRGS. Classificado em primeiro lugar no concurso para juiz, atuou em várias comarcas do Estado, sendo que, em 1987, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
“Eu encaminho esse prêmio também, aos meus 10 mil colaboradores da Santa Casa, dirigidos pelo doutor Julio Flávio Dornelles de Matos que está aqui presente, e carrega a grande responsabilidade da Santa Casa não ter ficado um dia fechada na pandemia”, pontuou Alfredo Guilherme Englert.
ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz – Porto Alegre
Desenvolve projetos para reconhecer as potencialidades e desenvolver, de forma positiva, as famílias da comunidade onde estão inseridas. Seu objetivo é unir a comunidade, proporcionar conhecimento e investir em pessoas que vivem em vulnerabilidade. Conscientes de que a educação é a base para o desenvolvimento humano, busca oferecer acolhimento às crianças carentes do Morro da Cruz por meio de atividades educativas.
“Os nossos jovens, podem sim, ter um lugar futuro e descer do morro para o asfalto com muita qualificação. A educação é a base para o desenvolvimento humano”, disse a Vice-presidente da ONG, Elenira Martins.
Fernando Maldaner – Nova Petrópolis
Sócio-proprietário da Cervejaria Edelbrau, adotou práticas de sustentabilidade que permitiram a geração de 100% da energia consumida – a pioneira do Brasil. Entre as iniciativas sustentáveis, valoriza a autenticidade da região por meio dos produtos locais para impulsionar negócios.
“Neste ano, nós estamos completando 10 anos e temos muito orgulho da nossa trajetória. Ao longo dessa década sempre buscamos contribuir com o desenvolvimento da nossa comunidade, fomentando o turismo na região e desenvolvendo práticas sustentáveis no nosso negócio”, afirmou Fernando Maldaner.
Randon Participações – Caxias do Sul
Conglomerado de nove companhias, com 72 anos, 14.300 colaboradores, 13 mil acionistas e 28 unidades fabris no setor de soluções para o transporte. Fabrica autopeças, implementos rodoviários e veículos em três segmentos: montadoras, autopeças e serviços financeiros. As empresas Randon investem em inovação, estabelecendo parcerias com startups e universidades.
“É uma satisfação participar deste momento especial. Agradeço esse importante reconhecimento que valoriza as lideranças e negócios, que constroem o seu percurso com sustentabilidade, e reforça o propósito das empresas Randon de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade”, ressaltou o CFO das Empresas Randon, Paulo Prignolato.
Sebastião de Araújo Melo – Porto Alegre
Goiano, o prefeito da capital gaúcha foi lavrador e mudou-se para Porto Alegre em 1978, onde se filiou ao então MDB. Para poder concluir e custear os estudos trabalhou em lancheria no centro da cidade. Também foi carregador de caixotes nas Centrais de Abastecimento (Ceasa). Cursou direito na Unisinos. Em 2000, elegeu-se pela primeira vez vereador de Porto Alegre, reelegendo-se em 2004 e em 2008. Após o terceiro mandato como vereador, em 2012, foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre. Em 2018 elegeu-se deputado estadual e, em 2020, foi eleito prefeito de Porto Alegre, assumindo em meio à pandemia.
“Eu divido esse prêmio com toda a nossa equipe, é um reconhecimento de muito trabalho. Creio que para nós a política é a forma mais elevada de fazer o bem comum, e vamos em frente. Com esse intuito, nós estamos entregando uma cidade e vida melhor”, salientou Sebastião de Araújo Melo.