Foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (01) no Espaço Petrobras Carlos Urbim, a abertura oficial da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. A solenidade marcou o início de uma programação especial e comemorativa e contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A 70ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre, considerada a maior a céu aberto da América Latina, tem como patrono desta edição o escritor gaúcho Sérgio Faraco, que recebeu de Tabajara Ruas, patrono da edição anterior, a chave dourada, que simboliza a honraria cultural.
O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur destacou a importância desta edição para a retomada do setor livreiro, fortemente atingido pela enchente de maio deste ano no estado. “Esse é o momento de reafirmar a nossa solidariedade com os colegas do livro que tiveram agravadas as suas atividades. É também um momento de gratidão aos meus colegas da Câmara do Livro que não mediram esforços para a realização desta feira”, ressalta Ledur.
O primeiro dia já contou com um grande número de visitantes que prestigiaram a programação desde as 10 horas, quando as bancas abriram, às 20h. Ao todo, são 72 bancas de livros: 62 localizadas na área geral e 10 na área infantil com todas as novidades do mercado literário.
Com o tema “O tempo passeia por aqui”, essa edição conta com uma programação especial com mais de mil atividades culturais para todos os públicos e quase dois mil autores devem passar pela Feira do Livro, participando de mais de 700 sessões de autógrafos individuais ou coletivas. A programação para os adultos, serão 270 escritores gaúchos, 29 nacionais e 13 autores internacionais. Já na área infantil e juvenil, 45 escritores nacionais e 44 gaúchos.
Além das sessões de autógrafos, os visitantes podem participar de oficinas literárias, saraus, além de uma programação de música, shows e teatro. A programação pode ser conferida pelo site https://feiradolivro-poa.com.br/. A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre vai até o dia 20 de novembro, com programação diária, sempre das 10h até às 20h.