A Feira do Livro de Porto Alegre termina hoje, às 20h, com o tradicional encerramento na Praça da Alfândega. Nesta 61ª edição, com o tema “Os livros ajudam a pensar”, os números superaram os do ano passado, totalizando um crescimento de 10% nas vendas e somando um público de 1,4 milhões de pessoas.
Assim como em 2014, a cerimônia contará com o cortejo da banda Maracatu, que participa pela segunda vez do evento, a pedido do público, além da tradicional entrega das rosas para cada estande. Guiando o grupo, estará o presidente Câmara Riograndense do Livro, Marco Cena, e o patrono da edição, Dilan Camargo. Segundo Cena, os resultados ultrapassaram as expectativas: “Superamos todos os obstáculos que poderiam ter atrapalhado a maior feira a céu aberto das Américas.
Com muita sorte, tivemos tempo bom praticamente todos os dias”. Segundo ele, o principal desafio da Feira foi incentivar o leitor a comparecer na Praça da Alfândega para ler, debater e pensar. Além do tempo seco, as atrações que misturaram literatura com artes, nomes conhecidos do público e de referência no mercado editorial contribuíram para atrair as pessoas.
Desde o dia 31 de outubro, a programação somou a presença de diversos escritores, sessões de autógrafos, apresentações musicais e teatrais e outras demonstrações culturais. Foram instaladas 5 bancas na Área Infantil e Juvenil, 90 na Área Geral e oito estandes na Área Internacional. No total, foram 113 expositores.