Quarta-feira, 16 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 16 de abril de 2025
Um dos mais antigos eventos da capital gaúcha, a Feira do Peixe de Porto Alegre tem sua 245ª edição até o início da tarde de sexta (18), com bancas em frente ao Mercado Público (Centro Histórico) e nos bairros Restinga (Estrada João Antônio da Silveira nº 2.359) e Belém Novo (Praça Inácio Antônio da Silva), ambos na Zona Sul. Pescados e outros itens são vendidos diretamente ao consumidor.
O evento é tradicionalmente realizado durante a semana que culmina na Páscoa, aproveitando-se a alta demanda por esse tipo de produto – a tradição cristã prega a abstinência de carnes vermelhas no período. A Feira funciona nesta quarta das 8h às 22h, na quinta das 8h à meia-noite e na sexta das 9h às 13h.
Com investimento total de R$ 599 mil, sendo R$ 148 mil demandados pelo Orçamento Participativo (OP), a iniciativa é realizada por meio de parceria entre a comunidade, pescadores e Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov).
Na Feira do ano passado, aproximadamente 50 mil pessoas estiveram na Feira do Centro Histórico, no Largo Glênio Peres. Já as vendas chegaram a quase 500 toneladas. “Nossa expectativa é manter ou ampliar esses números”, ressalta o titular da pasta, Cassio Trogildo.
Onde estacionar
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informam que o estacionamento rotativo Área Azul no Largo Glênio Peres está desativado durante a realização do evento. O retorno está previsto para o dia 22 (terça-feira), após a desmontagem da estrutura.
Continuam disponíveis, no entanto, os estacionamentos rotativos da área da Praça 15, da avenida Siqueira Campos e travessa Francisco de Leonardo Truda, todos localizados nas imediações. Atualizações sobre o assunto são divulgadas com regularidade no site prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)