Aberta nessa segunda (14), a 245ª Feira do Peixe de Porto Alegre prossegue até o início da tarde de sexta (18), com 47 bancas montadas no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público (Centro Histórico). São aproximadamente 100 famílias de pescadores vendendo pescados frescos, resfriados e congelados, bem como bolinhos fritos e tainha assada na taquara, direto ao consumidor.
O evento é tradicionalmente realizado na semana que culmina na Páscoa, quando há uma alta demanda por esse tipo de produto – a tradição cristã prega a abstinência de carnes vermelhas no período. A Feira funciona nos seguintes horários: segunda a quarta-feira das 8h às 22h, quinta das 8h à meia-noite e sexta das 9h às 13h.
Com investimento total de R$ 599 mil, sendo R$ 148 mil demandados pelo Orçamento Participativo (OP), a iniciativa é realizada por meio de parceria entre a comunidade, pescadores e Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov).
Na Feira do ano passado, aproximadamente 50 mil pessoas estiveram no local. Já as vendas chegaram a quase 500 toneladas. “Nossa expectativa é manter ou ampliar esses números”, ressalta o titular da pasta, Cassio Trogildo.
Estacionamento
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informam que o estacionamento rotativo Área Azul no Largo Glênio Peres está desativado durante a realização do evento. O retorno está previsto para o dia 22 (terça-feira), após a desmontagem da estrutura.
Continuam disponíveis, no entanto, os estacionamentos rotativos da área da Praça 15, da avenida Siqueira Campos e travessa Francisco de Leonardo Truda, todos localizados nas imediações. Atualizações sobre o assunto são divulgadas com regularidade no site prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)