Ícone do site Jornal O Sul

Fenadoce conta com 50 agroindústrias familiares

São agroindústrias que comercializarão produtos como schmier, queijos, salames, geleias e artesanatos em lã crua e palha. (Foto: Divulgação)

A Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul) estará presente amanhã (31) com 50 agroindústrias familiares na Feira da Agricultura Familiar na Fenadoce (Feira Nacional do Doce). O evento vai até o dia 18 de junho,  em Pelotas, no Sul do Estado.

O coordenador da Regional Sul da Fetag, Guilherme André Tessmer, diretor do STR de Canguçu, disse que mais de 20 empreendimentos são de agroindústrias da regional, que comercializarão produtos como schmier, queijos, salames, geleias (entre elas a de pimenta) e artesanatos em lã crua e palha.

Tessmer explica que é o segundo ano de participação das agroindústrias na Fenadoce como Feira da Agricultura Familiar. Ele não esconde a expectativa favorável no sentido de divulgar a agroindústria regional e, com isso, alavancar produtos, qualidade, participação e negócios.

Para o coordenador, a agroindústria é mais uma opção de trabalho e renda em lugares onde não era explorado de forma adequada. Ao mesmo tempo, Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Fetag, acredita que além de valorizar a atividade, vai proporcionar com que muitos empreendimentos saiam da informalidade e busquem a formalização para assim acessar novos mercados.

Rabaioli enfatizou o apoio da Emater, da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) e da Embrapa.

A Fenadoce de Pelotas é realizada no Centro de Eventos, na avenida Presidente Goulart com a BR-116, mas também pode ser acessado pela BR-392.

Sair da versão mobile