Quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de março de 2024
24ª edição da feira celebra os 100 anos do Plantio da Soja no Brasil.
Foto: Felipe PachecoEm edição celebrativa aos 100 anos do Plantio da Soja no Brasil, a Fenasoja 2024 foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira (27), em Santa Rosa, na região Noroeste do estado. A cerimônia foi realizada no restaurante oficial do Parque de Exposições e ressaltou o potencial de geração de negócios do evento, que deve chegar a R$ 2 bilhões de acordo com projeção.
Em sua fala, o presidente da feira, Dário Germano, ressaltou os números da edição, que já possui mais de 600 expositores confirmados e espera receber 350 mil visitantes, e destacou as mudanças no local. “O público que voltar ao parque irá se deparar com a expressiva ampliação dos espaços voltados ao agronegócio, que é a alma da Fenasoja. Toda a área está asfaltada, garantindo um cenário favorável aos bons negócios. São mais de 100 projetos em execução através das comissões voluntárias da feira”, informou o presidente.
Com uma captação recorde em patrocínios, a Fenasoja anunciou novidades durante a cerimônia de lançamento, como uma fazendinha voltada para o público infantil, a presença do Museu da Evolução Agrícola (MEA) e uma colheitadeira da Massey Ferguson, que será pintada durante a feira, que acontece de 17 a 26 de maio.
Durante a solenidade, também, a Fenasoja foi agraciada com a Medalha Mérito Farroupilha. A honraria foi entregue pelo deputado estadual Aloísio Classmann, proponente da homenagem junto à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
No quesito cultura, a feira anunciou o investimento de R$ 1 milhão em shows e apresentações através da Lei Rouanet, valorizando artistas locais e regionais. Além disso, foi divulgado que o restaurante Fenasoja será palco para vários cafés de negócios, com convidados de projeção regional, estadual e nacional.
De acordo com a organização, o parque está totalmente recuperado dos estragos provocados pelo temporal de 29 de dezembro do ano passado. Dentre as alterações estruturais compartilhadas, destaca-se a ampliação em 1,6 mil vagas na área de estacionamento, que agora comporta até cinco mil veículos. Junto a isso, o parque recebeu nova iluminação e teve parte de suas vias pavimentadas. Outra novidade compartilhada é sobre o projeto Orgulho Nacional, que será incrementado com a mascote Sojinha, personagem que estreia em uma revista em quadrinhos.
100 anos da Soja no Brasil
A Fenasoja 2024, em sua 24ª edição, comemora o centenário do cultivo comercial da soja no Brasil. A feira celebra os 100 anos do plantio da leguminosa, introduzida no país pelo pastor norte-americano Albert Lehenbauer, que trouxe dos Estados Unidos algumas sementes de soja e distribuiu para famílias locais. Esta história teve início em 1924, em Santa Rosa, cidade que hoje é reconhecida como o Berço Nacional da Soja. Considerada uma das maiores commodities mundiais, a soja destaca o Brasil como maior produtor do grão no planeta.