Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de maio de 2024
A comissão organizadora da Fenasul Expoleite comunica a todos o cancelamento do evento, que ocorreria de 15 a 19 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Diante da tragédia humanitária que assola o Estado do Rio Grande do Sul, o momento é de unir esforços para preservar e salvar vidas.
A realização do evento será rediscutida em momento oportuno.
A decisão foi tomada em reunião nessa terça-feira (7), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag) e a Prefeitura de Esteio, que são as entidades organizadoras da 18ª Fenasul e 45ª Expoleite.
Impacto
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse hoje que as chuvas que atingem o Estado vão impactar as cadeias produtivas da agropecuária porque os animais não conseguem chegar nos frigoríficos.
“O frigorífico foi também atingido, está colapsado”, afirmou o governador em coletiva de imprensa. Segundo ele, essa situação atingirá os trabalhadores e afetará o abastecimento.
Leite disse que a secretaria de agricultura do Estado “está acompanhando a situação junto a empresas produtoras de proteína animal e alimentos”.
Segundo o governador, “serão necessárias medidas de apoio para a reconstrução das unidades de produção agropecuária por conta da questão do abastecimento”.
Ele citou também a necessidade de “medidas ambientais para recuperação dos ecossistemas degradados”.
Auxílio
Reunidos nessa terça em Brasília, integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária defenderam a criação de um auxílio emergencial na faixa de R$ 600 para todas as pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, nos mesmos moldes do liberado durante a pandemia.
Eles vão buscar apoio de outras frentes parlamentares antes de apresentar o documento ao Governo Federal. Na proposta, haverá ainda a sugestão de um auxílio para as pequenas e grandes empresas. No encontro, o grupo ainda fechou uma lista de pedidos que serão feitos ao Governo para tentar minimizar os danos ao setor agrário.
Os integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária querem o aumento do subsídio do Governo no seguro rural, a prorrogação de um ano do prazo de pagamento de débitos e impostos, além de liberação de empréstimos. Uma das preocupações é com o desabastecimento de itens básicos para a alimentação do povo brasileiro, como o arroz. O senador Ireneu Orth, presidente da Aprosoja do Rio Grande do Sul, avalia que a queda da produção vai elevar o preço do produto.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul