Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de janeiro de 2016
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) apresenta, nesta quinta-feira (21), às 14h, propostas de projetos de pesquisa para a olivicultura gaúcha em reunião da Câmara Setorial da Citricultura e Olivicultura da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). O encontro ocorrerá no auditório da Fundação, rua Gonçalves Dias, 570, bairro Menino Deus. O objetivo é viabilizar um aumento de informações e pesquisas sobre o comportamento das oliveiras no Rio Grande do Sul. Estarão presentes representantes da Emater/RS-Ascar, da Seapi e da cadeia de olivicultura gaúcha.
A demanda surgiu por ocasião da estruturação do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-Oliva), que prevê ações em quatro frentes: defesa sanitária e mudas de qualidade, pesquisa e assistência técnica, industrialização de azeites e conservas, e crédito para implantação de olivais. O programa, que tem apoio da Emater, Mapa, Embrapa e prefeituras, visa à expansão e consolidação da olivicultura no Estado.
As propostas de pesquisas apresentadas pela Fepagro serão as seguintes: instalação de estações meteorológicas em pomares comerciais para monitoramento das condições de cultivo – custos e viabilização; caracterização da cadeia produtiva; coleção de cultivares in vitro; biologia reprodutiva de olea europaea; polinização; biodiversidade de insetos nos olivais; controle de cochonilhas; identificação de espécies de colletotrichum.