Domingo, 17 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de janeiro de 2020
A Fepam analisa a água de praias e balneários do Estado.
Foto: Divulgação/FepamA Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) divulgou nesta sexta-feira (24) novo boletim com o resultado da análise da água de praias e balneários do Estado. Dos 92 pontos analisados, oito estão impróprios para banho, sendo três deles monitorados pela Fepam e cinco pelo Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas):
Os pontos impróprios para banho:
A Praia do Rebelo, em Tapes, que na semana passada constava como imprópria, agora está própria para banho. Já em Osório, a Lagoa do Peixoto segue com o índice de cianobactérias acima do permitido, caracterizando local impróprio.
As cianobactérias podem causar problemas ao meio ambiente e à saúde humana. Em ambientes onde há numerosa presença de nutrientes e altas temperaturas, pode ocorrer um aumento na quantidade de cianobactérias, formando grandes massas visíveis, denominadas florações. Além do fato dessas florações causarem o crescimento excessivo de plantas aquáticas, algumas espécies produzem toxinas que podem provocar danos graves à saúde.
A situação da balneabilidade das praias e balneários do Estado pode ser conferida pelos veranistas pelo site e web aplicativo. A divulgação dos resultados ocorre sempre nas sextas-feiras.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul